Economia Titulo No Grande ABC
Financiamentos de veículos
mostram crescimento

Em agosto, houve expansão de 1,3% em número
de contratos, após alta de 1,9% no mês de julho

Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
17/09/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O volume de financiamentos de veículos registrou ligeira melhora no Grande ABC, ao apresentar expansão de 1,3% em agosto na comparação com o mês anterior. O resultado se dá após a demanda ter crescido, em julho, 1,9% ante junho. Os números, obtidos com exclusividade pelo Diário, se referem às vendas de novos e usados e foram divulgados ontem pela Cetip, empresa que reúne a maior base nacional de informações de restrições financeiras de carros, motos e caminhões dados como garantia em operações de crédito.

Os dados contrastam com a queda de 2% no número de contratos de compras financiadas desses produtos no País todo no mês passado frente a julho. Apesar disso, o consultor automotivo Julian Semple assinala que, mesmo em âmbito nacional, não há motivo de preocupação. Isso porque a média diária de vendas nacionais (número de carros comercializados dividido pelos dias úteis do mês) está praticamente no mesmo nível nos dois últimos meses, com ligeiro crescimento de 0,5% em agosto, segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

As variações são pequenas e mostram que o “mercado está andando de lado (ou seja, tem números estáveis)”, diz o presidente do Sincodiv-SP (Sindicato das Concessionárias e Distribuidoras de Veículos no Estado de São Paulo), Octávio Vallejo.

EM 12 MESES - Apesar da tendência levemente positiva na região, os números de agosto (9.468 financiamentos) são 12% menores que os de igual período em 2012. Essa queda já era esperada e também ocorre em âmbito nacional.

No País todo, foram fechados 582 mil contratos no mês passado, 15% menos do que há 12 meses. “Agosto de 2012 foi recorde histórico de licenciamentos devido à antecipação de compras por parte do consumidor, já que seria o último mês do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido”, assinala o consultor Semple. Na época, havia isenção do tributo para carros populares, incentivo que depois foi prorrogado até dezembro daquele ano. A partir de janeiro, o imposto para os automóveis com motor 1.0 subiu para 2%, medida que vale até o fim de 2013 – depois, retorna ao patamar normal de 7%.

PRAZOS - O levantamento da Cetip mostra ainda que, em todo o País, os prazos médios de financiamento se reduziram nos últimos 12 meses. Antes estavam em 41 meses e agora estão em 36 meses. Para Vallejo, isso se deve à cautela das financeiras. Isso porque embora a inadimplência tenha caído um ponto percentual em agosto (para 5,9%), está 1,7 ponto percentual acima do patamar do mesmo período de 2012.

Semple avalia que as promoções das montadoras, em alguns casos oferecendo juro zero, com 50% de entrada e o restante para pagar em 24 meses, ajudam a reduzir a média do prazo. Só o que não se vê mais são financiamentos sem entrada. “São recusados automaticamente (pelos bancos)”, diz Edneia Vedovatto, gerente de concessionária Volkswagen em São Bernardo.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;