Política Titulo Participação popular
Gabinete móvel de Pery gera projetos

Vereador de S.Bernardo atende população três vezes por semana em trailer

Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
22/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O vereador de São Bernardo Pery Cartola (PPS) aposta no gabinete móvel para conseguir atender aos munícipes. Três vezes por semana, o popular-socialista tira o seu trailer da garagem e roda pelos bairros da cidade em busca de reclamações e sugestões dos munícipes.

O trabalho já rendeu projetos de lei importantes como a realização da sessão legislativa duas vezes por semana – atualmente os encontros ocorrem apenas de quarta-feira – e a Ficha Limpa para servidores que trabalham na Câmara e no Executivo. A ciclofaixa através de PPP (Parceria Público Privada) também foi uma proposta.

O parlamentar não está otimista com aprovação da lei voltada para o funcionalismo público. “Fiz a pesquisa com o deputado estadual Orlando Morando (PSDB), pai do projeto no Estado, e com o vereador da Capital José Police Neto (PSD). Ainda não consegui aprovação”, declarou.

Sobre a mudança na rotina dos parlamentares, o vereador contou que o projeto inicial previa sessões três vezes por semana, como ocorre na Câmara Federal. “A resposta que recebi dos vereadores foi muito ruim. Recuei e fiz a proposta de duas vezes por semana. Acho que agora posso conseguir a aprovação”, contou o popular-socialista.

No primeiro semestre foram 3.500 atendimentos pelo gabinete móvel. Aos sábados, o parlamentar atende na Praça da Igreja Matriz, no Centro, e as terças e quintas-feiras, Pery percorre 27 micro regiões da cidade. O horário de funcionamento é das 9h às 14h.

Todos os bairros foram atendidos durante os seis meses de trabalho. “Voltaremos a atender novamente nos bairros que passamos. Isso faz com que em pouco tempo eu retorne ao local que prestei atendimento. A população deu sinais que se sente incomodada por não ter contato com os políticos. A maioria aparece na eleição e depois some”, contou.

Pery realiza o cadastro das pessoas que passam pelo gabinete. A reivindicação é transformada em indicação ao Executivo e posteriormente enviada ao munícipe para que ele possa acompanhar o andamento da sua demanda.

A internet também tem sido ferramenta importante no mandato de Pery. Com quatro páginas e dois perfis no Facebook, o vereador tem conseguido recolher demandas da população. O pedido para instalação de academias com acessibilidade surgiu por um usuário da rede social.

Na legislatura passada, o vereador Tunico Vieira (PMDB) tinha um trabalho parecido. O peemedebista percorria diversos bairros da cidade com uma barraca para ouvir os pedidos da população.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;