D+ Titulo Manifestação
ESPECIAL: Entenda quais são os principais motivos
Por Equipe do D+
23/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luis


 

> Redução das tarifas do transporte – O motivo estimulou o Movimento Passe Livre, formado por pessoas comuns, que luta por transporte público gratuito. O MPL foi batizado na Plenária Nacional pelo Passe Livre em 2005, em Porto Alegre, mas seis anos antes já existia a Campanha pelo Passe Livre em Florianópolis. Eles começaram as manifestações e declararam que, após a redução da passagem e por causa da violência de vândalos e partidos políticos, não vão mais convocar atos em São Paulo.

> PEC 37 – Entre os motivos de reivindicação está a PEC 37, ou Emenda Constitucional 37/2011. Se aprovada, o poder de investigação criminal seria exclusivo das polícias Federal e Civil, retirando a atribuição de alguns órgãos, sobretudo do Ministério Público. Acredita-se que esse processo de investigação pode facilitar a impunidade.

> Fim do Foro Privilegiado – Privilégio concedido a autoridades políticas de serem julgadas por um tribunal diferente ao de primeira instância, em que é julgada a maioria dos brasileiros que cometem crimes.

> Fora Renan Calheiros e Marco Feliciano – Manifestantes querem a saída de Renan Calheiros, investigado pela CPI do Cachoeira, da presidência do Senado, e de Marco Feliciano, criador da ‘cura gay’, da presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;