Esportes Titulo
Projeto de damas de São Caetano será apresentado à Unesco
Por Bignardi Junior
Especial para o Diário
05/09/2005 | 08:26
Compartilhar notícia


Quem é que nunca brincou com o jogo de damas? Praticamente impossível encontrar alguém que não tenha, ao menos ouvido falar do brinquedo com peças – escuras e claras – e um tabuleiro. Pois bem, em São Caetano o Detur (Departamento de Esporte e Turismo) criou o projeto Jogo de Damas nas Emis e Emeis, voltado para as cerca de 3 mil crianças, entre 5 e 6 anos, matriculadas nas Escolas Municipais Infantis (Emis) e Escolas Municipais de Educação Infantil do município. Agora em setembro, o projeto será levado para a Unesco.

O projeto, coordenado por Lélio Marcos Luzes Sarcedo, 49 anos, que também é presidente da Federação Paulista de Jogo de Damas, conta com cinco professores – também jogadores –, que se revezam durante a semana nas 42 escolas de São Caetano. Pelo projeto, o jogo de damas faz parte da grade curricular das Emis e Emeis, sendo que as crianças estudam o jogo de damas uma vez por semana.

Em meados de maio desse ano, Lélio embarcou para Amsterdã, na Holanda, onde se situa a sede da Federação Mundial de Jogo de Damas (FMJD – Federation Mondiale du Jeu de Dames, em francês). A intenção do coordenador de jogo de damas e xadrez do Detur de São Caetano era apresentar à diretoria da federação o projeto criado no Brasil, mais precisamente no Grande ABC. Ao tomarconhecimento da grandiosidade e importância do projeto, voltado para crianças com idades pré-escolares, a Federação Mundial condecorou a ação como sendo o "maior projeto de jogo de damas do mundo" e "maior projeto escolar lúdico da América Latina", segundo a documentação entregue.

E não pararam por aí as intenções da FMJD com relação ao projeto de São Caetano. O vice-presidente, Pieter J. Hildering, pediu para que Lélio retornasse a São Caetano e providenciasse material com mais subsídios sobre o projeto para que a própria FMJD o enviasse à Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura). A idéia é que a entidade reconheça o projeto utilizado pelo Detur de São Caetano como internacional. "A intenção é que a Unesco o transforme num projeto mundial, levando-o para que todos os municípios do mundo o utilizem como forma de desenvolvimento para crianças com idades pré-escolares", explica Lélio.

O coordenador trabalha junto a um DVD criado pelo Detur para detalhar o projeto e acredita que em breve possa levá-lo à Amsterdã. Acredito que lá pelo dia 13 (de setembro) tudo esteja terminado e que eu possa levar para a federação e, aí sim, ela mesma o conduz para a Unesco", diz.

Damas no currículo escolar – A idéia de incluir o jogo como matéria curricular é devido ao alto grau de desenvolvimento que o mesmo traz para a criança. "A gente sempre ouve dizer que o xadrez desenvolve demais o intelecto da criança. É verdade, mas ninguém sabe que o jogo de damas desenvolve muito mais, pois ele trabalha com a disciplina, a capacidade de cálculos, de raciocínio e de concentração", explica o coordenador. "Além disso, quando este jogo é introduzido nas classes de baixo rendimento escolar, auxilia no desenvolvimento da auto-confiança da criança, visto que apresenta uma situação na qual os alunos têm de se destacar individualmente e, paralelamente, progredirem outras disciplinas acadêmicas", destaca Lélio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;