Economia Titulo
Comerciários tomam posse em sindicato
Por Leone Farias
Da Redaçao
20/09/1999 | 21:55
Compartilhar notícia


O Sindicato dos Comerciários do Grande ABC realizou nesta segunda a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade. O atual presidente, Minervino Ferreira, que foi reeleito - chapa única - em dezembro do ano passado pela terceira vez consecutiva, assumiu a gestao até 2004.

Minervino pretende iniciar já no fim deste mês as negociaçoes com o Sincomércio ABC (Sindicato do Comércio Varejista do ABC) para o acordo coletivo da categoria, cuja data-base é 1º de novembro.

Um dos principais pontos que constarao da pauta de reivindicaçoes da categoria é o reajuste salarial de 12%, que terá como base de cálculo o IGP-M (Indice Geral de Preços de Mercado). Além disso, busca 10% de produtividade, participaçao nos lucros e resultados e seguro de vida obrigatório para operadores de caixa das lojas.

Ferreira afirma que o acordo de abertura do comércio aos domingos, que se encerra no dia 31 de outubro, também será tema das negociaçoes. "Nao pretendemos renovar a abertura nos casos de feriados."

Outra meta é a criaçao de uma subsede da categoria em Mauá, que ele prevê colocar em operaçao em 30 dias. A entidade já possui subsedes em Sao Bernardo, Sao Caetano e Diadema.

O sindicato, que tem 8 mil associados em uma base de 100 mil comerciários na regiao, também deverá dispor até o fim deste ano da Central Intersindical de Conciliaçao. A central, projeto em parceria com o Sincomércio, destina-se à resoluçao de pendências trabalhistas simples, que dispensariam o recurso à Justiça.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;