Memória Titulo
E tudo é inspirado nos estúdios da Vera Cruz...

A grande notícia da Memória na última semana foi a de que o Museu da Televisão Brasileira virá para São Bernardo antes de setembro

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
29/05/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


A grande notícia da Memória na última semana foi a de que o Museu da Televisão Brasileira virá para São Bernardo antes de setembro. Ficará na Cidade da Criança e focalizará toda a história da televisão: de São Paulo e de outros Estados.

Conversamos com Luiz Francfort, pioneiro da televisão, e o professor Antonio de Andrade, da Universidade Metodista. E os dois explicaram que a escolha de São Bernardo tem tudo a ver com a Companhia Cinematográfica Vera Cruz: do cinema à televisão foi o salto dos nossos artistas pioneiros.

"Quando fecha a Vera Cruz, ficam todos desempregados. E vão fazer publicidade para TV, ainda em películas, já que não havia vídeo-tape", conta Andrade.

"A Vera Cruz é simbólica; tem uma força grande; e o Museu da Televisão está sendo montado ao lado dos antigos estúdios", acrescenta Luiz Francfort.

Além do que a Cidade da Criança, de 1968, só existe por causa da novela Redenção, da antiga Excelsior, que ficou quase três anos no ar. A Prefeitura - tempo do prefeito Hygino de Lima - aproveitou o espaço cenográfico e surgiu aquele que já foi chamado de o maior parque temático brasileiro.

GRANDE ABC
À frente do Museu da Televisão Brasileira está o Aquário de São Paulo. E seus idealizadores criaram espaço para homenagear o artista e o técnico do Grande ABC, da atriz Marisa Prado (estrela da Vera Cruz) ao cenógrafo Pierino Massenzi, recentemente falecido. Eles também participaram da História da Televisão Brasileira e não serão esquecidos, a exemplo de tantos mais. 

AMANHÃ EM MEMÓRIA - Esta menina foi a primeira imagem da televisão brasileira.

  

11º CONGRESSO DE HISTÓRIA DO GRANDE ABC 

Diadema 

Permanecem nas cabeças e corações de todos os debates e exposições do 11º Congresso de História do Grande ABC, realizado na semana passada em Diadema. Quanta coisa boa foi dita, e tudo devidamente registrado. Absolon, Malu e equipe, parabéns! Vocês lideraram o Congresso, discretamente, com competência. Valorizaram os nossos estudiosos.

Na segunda noite ganhamos carona do Ditinho da Congada. O trajeto Diadema - São Bernardo foi muito rápido para tantas histórias ouvidas deste moço que é importante estudioso do folclore brasileiro. Cultura do Grande ABC, ouça mais o Ditinho, e aprenda com ele.

Professor Renato Dotta, de Mauá, passou dado gratificante: mais de 50% dos estudantes do Grande ABC escolhem temas locais para seus TCCs. Vitória dos 11 Congressos de História realizados, numa jornada que contempla 23 anos.

O ofício enviado pelo professor Martins ao prefeito Celso, em 1988, deu frutos. Martins propôs um Congresso de História: 11 foram realizados. Mauá, 2013, prepare-se, mesmo porque o 12º Congresso já começou.

PARÓQUIA SANTO ANDRÉ 100 ANOS 

Notícias da Matriz de Santo André (final)
Texto: padre Danilo José Ravanello

Algumas pastorais que surgiram durante os cem anos da Matriz de Santo André, e desapareceram, prestaram ótimos serviços. A Pastoral do Migrante foi a primeira motivação para os padres scalabrinianos virem para Santo André, para atender os migrantes italianos e poloneses da época.

Podemos afirmar que as pastorais surgiram de boas iniciativas, para dar respostas a problemas de cada época. Refletiram sua época. Evoluíram até nossos dias. Hoje estamos frente a uma realidade desafiadora, quase assustadora: a missão de evangelizar é cada vez maior e mais complicada. Cabe-nos rezar, porque "a messe é grande e os operários são poucos"...

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sexta-feira, 29 de maio de 1981 

Manchete - Vacina contaminada causa adiamento da campanha antipolio

Trabalho - Sindicato dos motoristas passará por auditoria.

Grande ABC - Prefeituras esquecem deficiente físico.

EM 29 DE MAIO DE... 

1966 - Circula o nº 1 do suplemento feminino Ela, do News Seller, sob a direção da jornalista Eulina Cavalcante. 

1971 - Lançada a pedra fundamental da igreja Santa Joana D'Arc, em Vila Vitória, Santo André. 

1976 - Santo André entrega passarela para pedestres sobre a Avenida dos Estados e Rio Tamanduateí, na Praça Armando de Arruda Pereira, em Santa Terezinha.

- São Bernardo inaugura iluminação pública da Estrada do Rio Acima, entre a Rua Coração Eucarístico de Jesus e a balsa João Basso, distrito de Riacho Grande.

Trabalhadores

Nascem em 29 de maio: 

1879 - Alois Friedrich, da Áustria. Foguista da Atlantis.

1903 - Mario Hipólito, de São Paulo (SP). Industriário da Adri.

1913 - Ernesto Salarini, de São Paulo (SP). Operário da Companhia Paulista de Óleos.

Fonte: 1º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

HOJE 

Sexto Domingo da Páscoa, Dia do Geógrafo e Dia do Estatístico.

SANTOS DO DIA 

Cirilo de Cesaréia, Lúcia Ledochowska, Máximo de Trèves (ou Maximino) e Sisínio.

Santa Lúcia Ledochowska (Áustria 1865 - Roma 1939). Educadora. Fundou a Congregação das Irmãs Ursulinas do Sagrado Coração Agonizante.

Fontes: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.org.br.

FALECIMENTOS 

SANTO ANDRÉ

Francisca de Oliveira Cardoso Ortolani, 94. Natural de Itapuí (SP). Dia 24. Cemitério Curuçá. 

SÃO BERNARDO

Silvio Trevisan, 67. Natural de Sertãozinho (SP). Nascido em 13-1-1944. Filho de Emilio Trevisan e Maria Montagnana. Dia 26. Cemitério Jardim da Colina. 

MAUÁ

Reinaldo Francisco de Carvalho, 77. Natural de Monte Azul (MG). Dia 23 em Santo André. Cemitério Vale dos Pinheirais.

MARIA JOSÉ FERRAZ DE ALVARENGA
(Piracicaba, SP, 14-3-1914 - Santo André 6-5-2011)

CLODOMIRO ALVARENGA
(Taubaté, SP, 28-12-1908 - Santo André 20-7-2006)
 

Dona Zezé, professora; Sr. Clodomiro, funcionário público federal. Eles se conheceram na Capital. E pelos padrões da época, casaram-se razoavelmente tarde: ele com 29 e ela com 25 anos. E completaram 67 anos de vida em comum. Em 1945 estavam em Santo André. Durante 60 anos residiram na Avenida Portugal, no Jardim Bela Vista.

"Minha mãe era a formiguinha. Vivia para a família e para dar aulas. Lúcida até o fim", comenta o filho, Cláudio Ferraz de Alvarenga, pela terceira vez presidente do Tribunal de Contas do Estado. "Meu pai foi um sonhador, o pai de família, não media esforços para conduzir bem os filhos. Formou com mamãe um casal extremamente unido."

Dona Zezé, a professora. Formou-se pela Escola Normal de Piracicaba. Lecionou em Areiópolis e Guaiçará, onde recebeu o título de Cidadã. Em Santo André foi professora em Paranapiacaba e no 1º Grupo, sendo promovida a diretora do 2º Grupo Escolar. Sr. Clodomiro prestou concurso público e tornou-se agente do antigo Iapi em São Bernardo.

Sr. Teodomiro partiu primeiro, aos 97 anos; dona Zezé parte agora, também com 97. Deixam cinco filhos: Inês, Elisa, Cláudio, Regina e Maria Aparecida, 11 netos e 17 bisnetos. Estão sepultados no Cemitério Jardim Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;