Internacional Titulo
Japão: Ozawa deixa partido governista após alta de taxa
Por
02/07/2012 | 04:15
Compartilhar notícia


Ichiro Ozawa, um dos dirigentes peso pesado do governista Partido Democrático do Japão (PDJ), disse hoje que está deixando a legenda, juntamente com outros 51 parlamentares. A decisão mina o apoio do primeiro-ministro Yoshihiko Noda, menos de uma semana depois de ele ter conseguido a aprovação, pela Câmara Baixa nipônica, do projeto de lei para elevar o imposto sobre as vendas de 5% para 10% nos próximos três anos.

A decisão de Ozawa é mais um capítulo na dramática carreira do político de 70 anos, apelidado de "destruidor" pelos meios de comunicação por instigar a divisão em uma série de partidos políticos em mais de duas décadas.

Com essas defecções, o PDJ tem sua maioria na Câmara reduzida, aumentando as perspectivas de Noda ser forçado a deixar o cargo, caso mais rebeldes do seu partido sigam o exemplo. A aprovação de um voto de desconfiança obrigaria o primeiro-ministro, que está no posto desde setembro de 2011, a pedir demissão ou dissolver o Parlamento e convocar uma eleição geral. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;