Internacional Titulo
Representante da UE faz viagem pelo Oriente Médio
Da AFP
21/05/2007 | 13:05
Compartilhar notícia


O Alto Representante da UE (União Européia) para a Política Externa, Javier Solana, partiu nesta segunda-feira de Bruxelas com destino ao Oriente Médio para uma viagem que o levará a Israel, aos territórios palestinos, ao Egito e ao Líbano.

"Vou à região para pedir às pessoas o fim da violência, acalmar a situação e fazer a mesma voltar para o momento anterior à nova escalada de violência dos últimos dias", declarou Solana à imprensa antes da viagem.

Ataques israelenses na Faixa de Gaza deixaram 36 mortos desde quarta-feira passada, em represália aos disparos de foguetes feitos a partir do território contra a cidade israelense de Sderot.

Israel ameaçou nesta segunda-feira eliminar a direção do Hamas, voltando sua ira para o primeiro-ministro palestino Ismail Haniyeh e Khaled Mechaal, número dois do movimento radical islamita exilado em Damasco.

Solana deverá chegar nesta segunda-feira à noite a Israel e se reunirá com a ministra das Relações Exteriores israelense, Tzipi Livni, em Sderot.

Depois viajará para o Líbano para "mostrar seu apoio" ao primeiro-ministro Fuad Siniora, no momento em que o Exército libanês enfrenta islamitas do movimento Fatah al-Islam, entrincheirados no campo de refugiados palestinos de Nahr al-Bared, no norte do país.

Solana também visitará o Egito e se dirigirá a Gaza, onde se reunirá com o presidente palestino Mahmud Abbas, e em Israel terá uma reunião com o primeiro-ministro Ehud Olmert.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;