Setecidades Titulo Assaltos
Medo de assalto domina
transporte universitário

Vans tornaram-se alvos dos criminosos, que buscam alunos
com alto poder aquisitivo; as quadrilhas seriam da Zona Leste

Rafael Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
02/07/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Onda de assaltos tem amedrontado estudantes do Grande ABC no transporte de casa até as universidades. As vans tornaram-se alvos dos criminosos, que buscam alunos de alto poder aquisitivo. O medo fez com que alguns estudantes mudassem a rotina para se deslocar ao local de estudos. Segundo a polícia a quadrilha que pratica os roubos na região vem de bairros da Zona Leste da Capital.

O modo de atuação é sempre idêntico. Em dupla ou trio, rendem o motorista, tomam os cartões de banco dos passageiros, roubam os demais pertences e, por fim, o veículo. A operação é violenta, com ameaças e frases de efeito. "Se alguém tentar alguma gracinha vai direto para o cafofo (cativeiro). Lá vai ver como é a realidade", ameaçou um dos criminosos. Segundo relatos de vítimas, a quadrilha alerta que, se houver filho de policial entre os passageiros, será dado "tratamento especial."

"Simplesmente não consigo mais estudar, não tenho condições em plena época de provas", diz uma aluna. Cabe ao pai a tarefa de levá-la e buscá-la em uma instituição da região. "Fiquei apavorado. É melhor ter esse trabalho do que a dúvida sobre se a minha filha irá voltar bem", comenta o pai.

Nem mesmo a prisão de dois integrantes da quadrilha, na semana passada, tranquilizou os condutores. Um dos detidos é apontado como líder do bando.

Um motorista de 60 anos, que não quis ter a identidade revelada, passou pelas mãos dos bandidos na terça-feira, um dia após as prisões dos outros integrantes da quadrilha. Estava arrumando a van na porta de casa, em Santo André, quando foi rendido. Ficou coberto por uma toalha durante as quatro horas em que foi mantido como refém. Levaram seu carro, dinheiro e relógio.

O motorista foi liberado na Zona Leste da Capital, após uma vizinha dos bandidos ter acionado a Polícia Militar. "Ao fugir, o líder deles me ofereceu R$ 5 para que eu pegasse um ônibus, rindo."

O sarcasmo é comum nas ações do grupo. Perua que trazia estudantes para a região foi abordada pelos ladrões, que pensaram se tratar de alunos da USP (Universidade de São Paulo). Segundo as vítimas, os criminosos disseram preferir os que estudam na USP, pois costumam carregar notebooks e quantias maiores em dinheiro. "Pega R$ 10. Você é pobre demais", foi a frase ouvida por um dos passageiros, que estava sem nada na carteira.

"Nada volta ao normal depois de tudo o que você passa", lamenta outro condutor, que não quis dar o nome por medo de represálias. Ele sofreu um assalto e uma tentativa. "Falei que já fui roubado por eles e que não tinha mais dinheiro. Aí me liberaram." Ele reconheceu os dois criminosos presos.

 

Polícia Civil faz reuniões para definir plano de combate

A Polícia Civil de Santo André realiza reuniões com policiais militares e representantes de empresas de transporte para definir plano de combate à onda de crimes contra as vans. O delegado Osvaldo Fuentes Júnior, titular do 2º DP (Utinga) de Santo André, responsável por centralizar as investigações, afirma que a delegacia já registrou nove ocorrências do tipo, inclusive com reconhecimento dos suspeitos. Cerca de 40 veículos já foram alvo dos criminosos.

No dia 25 foi preso Diego do Carmo dos Santos, 23 anos, vulgo Chapolin, apontado como líder do bando. A prisão foi efetuada na Capital, por policiais do 2º DP andreense. Antes, a polícia prendeu Thiago Vieira, 25, no 49º DP (São Mateus) da Capital. As investigações duraram três meses até chegar à dupla.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;