Internacional Titulo
Em carta à ONU, Iraque diz duvidar das intenções dos EUA
Da AFP
24/11/2002 | 13:03
Compartilhar notícia


Bagdá suspeita que os Estados Unidos usarão a declaração que os iraquianos têm de preparar sobre seus programas de armamento como um pretexto para a guerra, indica o chefe da diplomacia iraquiana, Naji Sabri, em uma carta à ONU divulgada neste domingo.

No documento, dirigido ao secretário-geral da ONU, Kofi Annan, Sabri faz algumas observações sobre determinadas disposições da resolução 1441, que endurece as modalidades de inspeção de armas e a qual Bagdá aceitou sem condições no último dia 13.

O chanceler iraquiano alega que os parágrafos exigindo que o Iraque apresente, antes de 8 de dezembro, uma declaração de suas armas, tendem a "alterar a posição do Iraque e usar (a declaração) para lançar uma agressão ao país".

"Considerar qualquer omissão por parte do Iraque uma violação patente significa que há um plano de atacar o país usando qualquer justificativa fútil", afirmou Sabri.

No documento, o chanceler diz ainda que o Conselho de Segurança concedeu à Comissão de Controle, Verificação e Inspeção da ONU (Cocovinu) e à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) "prerrogativas arbitrárias e injustificáveis, procurando na verdade esmorecer o trabalho dos inspetores para provocar atritos e uma crise com o Iraque".

O chefe da diplomacia iraquiana acrescenta em sua carta que "os Estados Unidos apresentaram o projeto de resolução fingindo que desejam trabalhar com a ONU, quando seu verdadeiro objetivo é criar pretextos para lançar uma agressão ao Iraque com cobertura internacional".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;