Cultura & Lazer Titulo
Stephen Frears filmará história de Jean Charles de Menezes
Por Das Agências
13/02/2007 | 16:57
Compartilhar notícia


O produtor e diretor britânico Stephen Frears, responsável pelo premiado "A Rainha", filmará a história do brasileiro Jean Charles de Menezes, morto pela polícia londrina, que o confundiu com um terrorista suicida na estação do metrô de Stockwell, em 22 de julho de 2005.

Segundo a agência Ansa, a história, de acordo com a produtora Mango Filmes, se concentra nos eventos anteriores à morte de Jean Charles. O produtor do filme, Henrique Goldman, declarou que será uma história "humana", ao invés de um filme político.

O filme analisará, ainda, o impacto que o assassinato teve na comunidade brasileira de Londres. O projeto havia sido inicialmente oferecido para a BBC, mas a emissora pública recusou a proposta.

"Os espectadores poderão decidir por eles mesmos entre o que é bom ou mal, sem necessidade que nós assumamos uma verdade absoluta", explicou Frears à BBC.

"Jean Charles trouxe um grupo de primos brasileiros a Londres. Ele gostaria de continuar vivendo no Brasil, ainda que estivesse, à época, na Inglaterra. Jean pagou para que os primos viessem. Por isso trouxe o Brasil com ele. Nós falamos com gente que esteve diretamente vinculada à sua vida", acrescentou Goldman.

Para o produtor, o filme, que ainda não tem um título definitivo, "retratará como a vida dos primos de Jean Charles mudou depois destes eventos trágicos".

"Creio que todos sabemos algo sobre a história [de Jean Charles], mas poucos sabem quem ele era e quem sofreu com sua morte. É isto que queremos contar no filme", disse, acrescentando que a produção não se focará nos erros da polícia britânica pela morte do jovem de 27 anos.

"Penso que tratar das ações da polícia britânica é muito chato. A polícia brasileira é muito mais interessante. Neste mesmo ano, a polícia do Brasil matou duas mil pessoas e não teve que pedir perdão. E por isso não me parece que a polícia britânica seja interessante, não importa o quanto eles tenham sido desonestos no caso", continuou o diretor.

Segundo Goldman, a história do filme começa no momento em que o eletricista brasileiro abandonou seu país para viajar a Londres, três meses antes de sua morte. A história se desenvolve por vários meses depois da tragédia.

"A previsão é começar o filme neste verão. Esperamos que as filmagens estejam terminadas para o Festival de Cinema de Berlim do próximo ano", afirma Goldman.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;