Economia Titulo Índice
Fipe: IPC desacelera para 0,21% na 3ª prévia de junho
26/06/2012 | 05:57
Compartilhar notícia


O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação da cidade de São Paulo, registrou 0,21% na terceira quadrissemana de junho. O número representa uma desaceleração em relação à segunda prévia do mês, quando apresentou 0,25%, e dá sequência à trajetória de contínua desaceleração vista desde o início de maio.

 

O resultado apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) ficou dentro das estimativas de 26 instituições do mercado financeiro consultadas pelo AE Projeções, cujas previsões oscilavam entre 0,19% e 0,27%, e ficou ligeiramente abaixo da mediana projetada de 0,22%. Já na comparação com a terceira quadrissemana de maio, o IPC teve forte desaceleração, pois o índice apresentou inflação de 0,41% naquela prévia.

 

O grupo Habitação reverteu a tendência de alta, saindo de 0,19% na segunda prévia de junho para 0,05% no atual levantamento. O grupo Alimentação ficou praticamente estável: passou de 0,99% na prévia anterior para uma inflação de 1,00% na terceira quadrissemana do mês - foi novamente o item que, na variação ponderada, mais contribuiu para o IPC no período.

 

Já Transportes continuou em forte queda. O índice saiu de uma deflação de 0,46% na segunda parcial para uma deflação de 0,62% na terceira quadrissemana do mês - foi novamente o item que, na variação ponderada, menos contribuiu para a inflação. O item Despesas Pessoais seguiu em ligeira aceleração. Depois de avançar para 0,27% na segunda prévia de junho, está agora com inflação de 0,34%,.

 

O índice Saúde teve aceleração. Depois de apresentar 0,38% no segundo levantamento do mês, passou para 0,51% na atual parcial. O segmento Vestuário seguiu no campo deflacionário, mas diminuiu novamente o ritmo de queda. De uma deflação de 0,35% na segunda pesquisa de junho, está com uma deflação de 0,10% na terceira prévia.

 

Por fim, o segmento Educação teve ligeira alta, mas continuou com pequena influência sobre o IPC. Depois de apresentar 0,05% na segunda parcial mensal, subiu para 0,08% neste terceiro levantamento.

 

 

Veja como ficaram os itens que compõem o IPC na terceira quadrissemana de junho:

 

Habitação: 0,05%

 

Alimentação: 1,00%

 

Transportes: -0,62%

 

Despesas Pessoais: 0,34%

 

Saúde: 0,51%

 

Vestuário: -0,10%

 

Educação: 0,08%

 

Índice Geral: 0,21%




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;