Turismo Titulo
A bela Floripa
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
07/10/2010 | 07:08
Compartilhar notícia
Divulgação


Florianópolis, distante apenas 693 quilômetros de carro de São Paulo ou a 50 minutos de vôo, é boa opção para passar o feriado prolongado do Dia das Crianças. Antes da alta temporada, que vai de novembro a fevereiro, é possível encontrar bom tempo e diárias a preços mais convidativos. A capital de Santa Catarina é destino de quem procura praias selvagens mas não abre mão do conforto de bons hotéis, restaurantes requintados e demais comodidades de uma metrópole.

Com pouco tempo para percorrer os 433 quilômetros quadrados da ilha, o ideal é alugar um carro, de preferência com GPS. Assim é possível chegar aos principais pontos da cidade famosa por oferecer badalação e reunir gente bonita. Um bom passeio por Floripa começa com visita à Lagoa da Conceição, o ponto turístico mais popular da cidade.

No caminho partindo da Avenida Beira Mar - Norte, um mirante permite vislumbrar os 15 quilômetros quadrados da lagoa rodeados pela mata atlântica e por dunas que se estendem até o mar. É a mesma estrada que leva até as praias Mole, Joaquina e Barra. Na Avenida das Rendeiras se concentram restaurantes, cafés, pousadas e casas noturnas. No Canto da Lagoa estão os restaurantes mais requintados.

A Praia Mole tem mar frio e bravo, perigoso para banhistas. Mas a temperatura sobe é com o clima de paquera, pois a praia é reduto de corpos mais sarados da região. A praia da Joaquina, a preferida do tenista Gustavo Kuerten, tem rochedos do lado esquerdo e é ideal para campeonatos de surf. As dunas são usadas para uma espécie de snowboard na areia.

RESTAURANTES
No horário do almoço, não deixe de provar a sequência de camarões, o cardápio turístico oferecido na maioria dos restaurantes especializados em peixes e frutos do mar. A degustação começa com casquinhas de siri na entrada e inclui camarão ao alho e óleo, ao bafo, à milanesa, frito e em molhos que acompanham peixes grelhados guarnecidos por pirão, arroz, fritas e salada verde. A sequência serve duas pessoas e tem preço médio de R$ 60.

Ostras também são uma boa pedida. Florianópolis produz 90% das ostras consumidas no País, o que garante produtos frescos a bom preço. Para se assegurar o frescor, note que a ostra fresca brilha, se move quando cutucada, tem aparência de hidratada e cheiro de maresia. Pode ser consumida in natura, com limão, ao bafo e gratinada.

Pela profusão de turistas argentinos, também é possível encontrar bons restaurantes que oferecem bife de chorizo, parrillada, carne de cordeiro, empanadas e vinhos portenhos. Boa desculpa para fugir do regime durante o feriado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;