Nacional Titulo
300 famílias ocupam área do governo federal
Do Diário do Grande ABC
02/02/2000 | 13:07
Compartilhar notícia


Aumentou para 300 o número de famílias sem-terra que ocupam uma área de 100 hectares pertencente ao Ministério da Agricultura no município de Encruzilhada do Sul, a 176 quilômetros da capital. A invasao começou no início da manha de terça-feira com a chegada de cerca de 50 famílias e deverá reunir outras 200 até o final desta semana, informou o integrante da coordenaçao estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) no Estado, Mário Lill.

O dirigente disse que a ocupaçao pretende pressionar o Instituto Nacional de Colonizaçao e Reforma Agrária (Incra) a acelerar os assentamentos no Rio Grande do Sul. "O Incra está só na promessa", comentou. Segundo ele, em 1999 foram assentadas apenas 442 famílias no Estado, quando a meta era chegar a 2,5 mil. Cerca de 3 mil famílias sem-terra estao distribuídas nesta quarta-feira em acampamentos coordenados pelo MST gaúcho. "Nao queremos terra só para as famílias que ocuparam a área em Encruzilhada", afirmou Lill.

De acordo com ele, a prioridade agora é consolidar o novo acampamento e depois retomar as negociaçoes com o Incra sobre os planos de assentamentos para todo o Estado. A secretaria do Fórum de Encruzilhada do Sul informou hoje que a Advocacia Geral da Uniao ainda nao ingressou com pedido de reintegraçao de posse da área invadida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;