Esportes Titulo
Da peixaria às ruas da França
Do Diário do Grande ABC
08/06/2005 | 08:23
Compartilhar notícia


O auxiliar de perecíveis Sérgio Roberto Rocha da Silva não imaginava que a prática de atividade física o levaria a defender o Brasil em uma prova internacional. O atleta vai trocar o uniforme e o atendimento na peixaria do Carrefour São Caetano pela Courses de la Liberté (Corrida da Liberdade), domingo, em Coen (França). Tradicional competição de rua francesa, reúne quatro tipos diferentes de prova, entre elas a Pegasus Trohée Fred Lebow (com 17,4 km), na qual Silva disputará a taça com 4 mil participantes. O auxiliar embarca nesta quarta-feira à noite para Paris. O país terá outra representante na competição, a auxiliar de operações Cleide Antunes de Souza, de Americana.

Silva começou a correr há três anos, com o objetivo de se manter em forma. "Corria de casa até a unidade do Carrefour de São Bernardo. Quando fui transferido para cá, preferi manter a rotina", disse o atleta. Silva percorre 17 km entre o Jardim Silvina, em São Bernardo, onde mora, e a unidade de São Caetano, no bairro Fundação. Além de manter a forma, o atleta também economiza alguns passes de ônibus. Entretanto, Silva aproveita a sobra para investir em uma alimentação balanceada. "Compro mais frutas e verduras", explicou o auxiliar.

A viagem para a França foi uma surpresa para Silva. Já tinha participado de duas edições da Corrida Internacional de São Silvestre, realizada no último dia do ano. "Só em 2004 que não pude correr porque tive de trabalhar", revelou. O atleta foi escolhido por ter o melhor índice em provas de rua entre todos os funcionários do Carrefour no Brasil, que pagará a viagem. Na primeira edição da São Silvestre que participou, em 2002, Silva ficou entre os 900 primeiros. No ano seguinte, melhorou 400 posições e ficou entre os 500. Com este resultado, subiu à liderança do ranking entre os funcionários do supermercado.

No entanto, o primeiro desafio de Silva será superar o temor de viajar de avião. "É a primeira vez que deixo o país. Para falar a verdade, é a primeira vez, em dez anos, que viajo para tão longe", disse o atleta, que é natural de Alagoas. Embora seja debutante em viagens ao exterior, Silva promete que a língua não será uma barreira para fazer novas amizades. "Quero conhecer novas pessoas e lá será o lugar ideal. Também desejo representar o Brasil da melhor forma possível. O resto é conseqüência", afirmou Silva. 

Prova - A Courses de la Liberté (Corrida da Liberdade) é uma homenagem à tropa aliada que libertou a França da Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial. A principal competição é a Marathon de Liberté (Maratona na Liberdade), com 42 km. O percurso começa nas praias da Normandia, onde os aliados desembarcaram em 1944.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;