Márcio Bernardes Titulo
Sócio-Torcedor

Há contraditórios sobre o clube brasileiro que começou com seriedade e profissionalismo esta promoção. Mas o pioneirismo deve ser do...

Especial para o Diário
21/08/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Há contraditórios sobre o clube brasileiro que começou com seriedade e profissionalismo esta promoção. Mas o pioneirismo deve ser do Atlético - PR. Hoje são 22 mil sócios fichados, pagando mensalidades a partir de R$ 10.

O Internacional lidera o segmento com mais de 100.000 associados. Os valores pagos mensalmente variam. Há quem prefira aliar a mensalidade com os ingressos dos jogos realizados no Beira-Rio.

Todos os grandes clubes brasileiros estão buscando aumentar suas receitas com essa idéia simples, porém altamente lucrativa. Cada um explora a promoção de uma forma.

Não se vende mais ingressos para os jogos da Arena da Baixada. Todos os lugares estão reservados para o Sócio-Torcedor. A mesma coisa acontece no Beira-Rio, no Olímpico e em outros estádios.

Li numa recente edição do Jornal A Cidade que até o meu Comercial de Ribeirão Preto está se estruturando para também tomar essa iniciativa que vai render um bom dinheiro permanentemente.

Sempre defendi que os clubes devem ter criatividade para variar a receita mensal. Assim não dependerão exclusivamente do dinheiro da Globo. Nesse caso estamos falando apenas de quem disputas as Séries A e B.

É bom lembrar que o sucesso do Sócio-Torcedor só acontece com muita organização administrativa e honestidade.

HIPOCRISIA

Há evidentes exageros com as consequências da gripe H1N1. Foi bastante criticada a determinação da justiça obrigando todos os torcedores que foram ao estádio de Cascavel para o jogo Coritiba e Santos usar máscaras protetoras.

Esta semana em Uberlândia a equipe local jogou com portões fechados pela Série D contra o Araguaia.

Um deputado federal, desses que coloca melancia no pescoço para aparecer, tentou apresentar um projeto de lei para restringir grandes aglomerações em todos os eventos pelo Brasil. Graças a Deus ele foi demovido dessa idéia esdrúxula.

Se fosse o caso de se levar as restrições as últimas conseqüências deveriam fechar bares e restaurantes, interditar teatros e cinemas, além de outras determinações radicais.

Para essa gente exagerada é bom lembrar que os casos da "gripe suína" estão diminuindo com a melhora do clima. E todos constatarão que dentro de pouco tempo ninguém mais falará sobre o assunto.

POSSIBILIDADE

Felipe Massa tem dois meses para ser liberado pela FIA e assim correr o GP Brasil no dia 18 de outubro. É um sonho. Quase utopia.

Seria bom pensar no piloto totalmente recuperado apenas em 2010.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;