Cultura & Lazer Titulo
Vila Sésamo vem aí
Por Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
31/08/2003 | 17:53
Compartilhar notícia


Use a imaginação para voltar no tempo, às 10h30 das manhãs de segunda a sexta-feira. A musiquinha "Todo dia é dia/ Toda hora é hora/ De saber /Que esse mundo é seu..." abriu o Vila Sésamo de 1972 a 1977, primeiro programa educativo infantil da TV brasileira. Garibaldo, uma mistura de galinha com cegonha, ou de marreco com papagaio, comandava a diversão. Criado nos Estados Unidos em 1969 como Sesame Street, pela organização filantrópica Sesame Workshop, para crianças de 2 a 5 anos, circulou em até 148 países. Hoje são 120, sete deles com produção local como foi no Brasil. Para matar saudades, uma coleção de seis DVDs e vídeos chega às lojas pelo selo ST2 Records.

Os dois primeiros, Elmopalooza! e Brincando com Ênio e Beto (R$ 33 em média o DVD, e R$ 21 em média o VHS), são especiais do original norte-americano, dublados no VHS e com a opção de som original e legendas no DVD, mas não são episódios do programa. Ensinar noções das primeiras palavras, aritmética, meio ambiente, higiene e entreter crianças e adultos com espírito infantil são o mote do Vila Sésamo, ou Sesame Street, que completará 35 anos ano que vem, no ar pela TV pública norte-americana PBS. Os bonecos foram criados por Jim Henson, o mesmo dos Muppets.

Elmopalooza!, com 50 minutos, é um especial em clima nostálgico gravado em 1998 sobre os 30 anos do programa nos Estados Unidos. Elmo, um dos personagens, recebe seus colegas, inclusive alguns Muppets, e convidados especiais para a festa, como a modelo Cindy Crawford e o comediante Chris Rock. Gloria Estefan e o grupo Fugees, entre outros, cantam musicas do programa.

O outro lançamento é para saudosistas dos personagens Ênio e Beto (Ernie e Bert no original). O primeiro é engraçado e perguntador, e tem um patinho de borracha de estimação; o segundo, paciente, adora pombos e coleciona tampinhas de garrafas. As situações são curtos esquetes com 30 minutos de duração. Parte da renda dos produtos Vila Sésamo (brinquedos, material escolar etc) é destinada a programas educacionais.

Vila Sésamo ficou cinco anos no ar no Brasil, o primeiro só na TV Cultura e os quatro últimos também na Globo, e era co-produzido nas duas emissoras. O Canal Futura deve relançar o programa em 2004 só com bonecos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;