Cultura & Lazer Titulo
Peça sobre Arthur Bispo do Rosário chega a SP
Do Diário OnLine
14/04/2003 | 15:33
Compartilhar notícia


A peça Bispo, de João Miguel, chega no próximo sábado a São Paulo, depois de temporadas no Rio de Janeiro e em Salvador. A vida e obra do artista sergipano Arthur Bispo do Rosário, de dentro de um hospício, serão apresentadas no Sesc Belenzinho.

O artista produziu mais de mil obras intimistas, baseadas em seu estado de introspecção, em seus 50 anos de Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira, em Salvador. A sucata servia de inspiração para miniaturas, bordados e mantos, entre outros processos de composição mistos, que não tem uma explicação lógica para o mundo “normal”.

Arthur Bispo do Rosário acreditava que a arte seria a sua salvação na Terra. Pretendia mostrar as obras a Deus, mas acabou também deixando que os mortais as vissem. Seu trabalho foi exibido em mostras como a Bienal de Veneza, a Mostra Brasil 500 Anos e museus de Paris e Nova York.

A interpretação da vida do artista é transportada para a peça em cenas cortadas e descontínuas. Há ainda partes que falam sobre seus delírios e a visão da Virgem Maria, acompanhados de sons do hospício e de cantigas infantis.

Os ingressos custam R$ 15; R$ 10, para usuário matriculado. A apresentação acontece de sábado a domingo, às 20h30. O Sesc Belenzinho fica na avenida Álvaro Ramos, 915. Informações: 6602-3700.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;