Economia Titulo
Pagamento do IPVA 2010 começa amanhã
Cibele Gandolpho
Especial para o Diário
07/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Mais de 13 milhões de proprietários de veículos, somente no Estado de São Paulo, começam a pagar amanhã a primeira parcela ou a cota única com desconto do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). O vencimento varia conforme o final da placa do automóvel, e o pagamento à vista tem 3% de desconto. No mês de janeiro, as datas do calendário seguem até o dia 21. Amanhã é destinado para placas com final 1.

Em fevereiro, os vencimentos começam no dia 10 e terminam no dia 26; e em março a partir do dia 10 até o dia 23.

A quitação poderá ser feita à vista, em cota única com o desconto ou ainda parcelada em até três vezes, de janeiro até março. Os contribuintes que atrasarem o pagamento terão multa de 0,33% ao dia, mais juros, limitados a 20%. Quem não recebeu a cobrança poderá pagar o imposto no banco, levando o número do Renavam do veículo. As cartas com o aviso de pagamento foram enviadas em dezembro para a casa dos proprietários.

O motorista poderá recolher o imposto, seguro obrigatório e multas, se houver, e efetuar o licenciamento antecipado, se desejar.

De acordo com a Secretaria da Fazenda, os proprietários de carros pagarão menos IPVA neste ano. A estimativa é que haja redução média do valor de 9,3% a 12,2%. Entre os fatores causadores da redução estão à diminuição do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que diminuiu o valor dos automóveis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;