Setecidades Titulo
Detran proíbe giroflex para empresas de segurança
Do Diário do Grande ABC
03/02/2005 | 13:20
Compartilhar notícia


Carros de empresas particulares de segurança e funerárias estão proibidos de utilizar luminárias giratórias, o giroflex. A medida foi tomada pelo Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito), que suspendeu portaria de 2002 que ampliava a utilização a essas companhias. Empresários do ramo dizem que a ausência do luminoso vai prejudicar o trabalho por impedir que a população identifique imediatamente a viatura de segurança.

A determinação partiu do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). O órgão federal exigiu do Detran-SP o cumprimento da resolução 679, de 1987, que especifica os veículos autorizados a usar o aparelho. A luminárias amarelo âmbar, que geralmente são instaladas nos carros de segurança e funerárias, deve apenas ser adotada por veículos de reparos elétricos, serviços hidráulicos, trânsito e transporte de valores. A luz vermelha pode ser usada apenas pela polícia, bombeiros e ambulâncias.

O gerente da empresa de vigilância Radar, Milton Vicente, diz que a proibição dificultará o serviço. A companhia, com sede em São Bernardo, possui cerca de mil funcionários e sete carros com giroflex amarelo. “Nos eventos em que fazemos a segurança, sempre colocamos veículos sinalizados em posição estratégica. Serve como referencial para o espectador procurar socorro.”

Segundo o diretor de licenciamento do Detran-SP, Emílio Martines Abril Lopes, em 2002 o departamento resolveu ampliar a utilização do giroflex em razão do trânsito da Grande São Paulo. “Às vezes, há congestionamentos de 150 quilômetros na capital, por isso optamos por facilitar o deslocamento também desses veículos. Mas temos de cumprir o que manda o Contran.”

De acordo com o especialista em Direito do Trânsito da OAB-SP, Cyro Vidal Soares da Silva, o Detran não pode negociar a determinação. “É uma entidade executiva, não normativa.” O Contran informou que, sob o status de conselho, só pode alterar a diretriz se for questionada a respeito.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;