Internacional Titulo
Chile: ex-chefe da polícia acusa esquerda por desaparecidos
Por Do Diário do Grande ABC
02/12/1999 | 13:07
Compartilhar notícia


O ex-chefe da temida polícia secreta do Chile, Manuel Contreras, disse da prisao onde cumpre pena pelo assassinato do ex-chanceler Orlando Letelier que os grupos de esquerda sao os responsáveis por milhares de prisioneiros desaparecidos.

Contreras, que nesta terça foi submetido a processo pelo seqüestro e o desaparecimento do executivo comunista de uma empresa estatal de exploraçao de cobre, David Silberman, fez as afirmaçoes numa conversa telefônica com o canal 13 de televisao.

Perguntado se saberia dizer o que aconteceu com os prisioneiros desaparecidos, Contreras afirmou que ``claro, foram mortos e enterrados pelo Mir ( Movimento de Esquerda Revolucionária), pelo Partido Comunista e o Partido Socialista'.

Contreras cumpre sentença de 7 anos na penitenciária de Punta Peuco, a 40 quilômetros ao norte, pelo atentado que em 1976 custou a vida, em Washington, do ex-chanceler socialista Orlando Letelier. Seu assistente na Direçao da Inteligência Nacional, Dina, brigadeiro Pedro Espinoza, também foi condenado a 6 anos.

O ex-chefe da polícia secreta criticou o juiz Juan Guzmán que o submeteu ao processo pelo seqüestro de Silberman, que foi retirado da prisao por agentes. Disse que o magistrado ' nao teve a ética nem a correçao de um juiz', porque informou sobre seu processo. Assegurou também contar com o respaldo do Exército.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;