Setecidades Titulo
Nova Biblioteca Malba Tahan abre na 3ª
Márcia Pinna Raspanti
Da Redaçao
10/09/2000 | 20:19
Compartilhar notícia


A Biblioteca Municipal Malba Tahan, no bairro Rudge Ramos, em Sao Bernardo, volta a funcionar na terça, já em novo endereço - rua Helena Jacquey, 208. A festa de inauguraçao acontece nesta segunda, a partir das 18h, com a realizaçao de várias atividades culturais e uma visita monitorada às novas instalaçoes.

A biblioteca, fechada desde o dia 31 de agosto, estava instalada em um prédio menor, de 500 m², a menos de 200 m da construçao atual. "Estávamos com problema de espaço. As atividades de recreaçao infantil, por exemplo, tinham de ser feitas na sala da diretoria", disse Marisa Peixoto Zelezoglo, chefe da divisao de Bibliotecas Públicas do município.

Além da biblioteca infantil, que conta com 5 mil volumes, Marisa destaca o Espaço do Vestibulando, uma sala com mesas de estudo, apostilas dos cursinhos, jornais, revistas e obras de referência, como dicionários e enciclopédias. "Apesar de ser uma área pequena (9 m²), o vestibulando terá a tranqüilidade que precisa e um bom material de consulta", disse.

A biblioteca agora tem dois andares e uma área construída de mais de mil m². Sao 12 vagas para automóveis, guarda volumes, sala de exposiçoes e de periódicos, auditório com 88 lugares, biblioteca infantil e circulante, hemeroteca (arquivo de artigos de jornais e revistas), oficina, salao de consulta e leitura, e dois camarins.

Existe também uma área reservada ao setor administrativo e aos serviços dos funcionários e oito sanitários. Os usuários poderao contar com elevador e várias mesas de leitura. Os microcomputadores, 16 ao todo - e dez à disposiçao do público -, facilitam a consulta, com informaçoes detalhadas sobre todo o acervo. "Estamos em fase de implementaçao da Internet. Em breve, o usuário terá mais esse recurso", informou Marisa Peixoto Zelezoglo.

O novo prédio tem capacidade para comportar mil visitantes por dia. O acervo foi acrescido de mais 5 mil documentos - entre livros, revistas, jornais, CDs e fitas de vídeo - passando de 25 mil para 30 mil exemplares.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 14h.

Para a inauguraçao das novas instalaçoes da Malba Tahan, a Secretaria de Educaçao e Cultura preparou uma grande festa, aberta ao público. As atividades culturais começam às 18h, no Teatro Lauro Gomes (na mesma rua), com a exibiçao do vídeo Bibliotecas Públicas de Sao Bernardo: do Pioneirismo a Novas Soluçoes, com dez minutos de duraçao.

A seguir, haverá a apresentaçao da peça teatral Amor por Anexins, com Chico Lú e Rosana Damas. O trecho inicial da rua Helena Jacquey será interditado para o teatro de rua, com Bado Todao e Fabiano Assis, apresentando-se em pernas-de-pau.

A secretária de Educaçao e Cultura, Eliane Gomes Quinoneiro, fará a abertura oficial do novo espaço. O público será convidado para conhecer a biblioteca e a exposiçao fotográfica Biblioteca Malba Tahan: Uma Retrospectiva Histórica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;