Nacional Titulo
ONU condena morte de fiscais do trabalho em Minas
Do Diário OnLine
Com Agências
30/01/2004 | 11:24
Compartilhar notícia


O presidente do Fundo Fiduciário da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre as Formas Contemporâneas de Escravidão, o indiano Swami Agnivesh, condenou nesta sexta-feira o assassinato de três auditores do Ministério do Trabalho no Brasil. O grupo fiscalizava fazendas na região de Unaí, em Minas Gerais.

Para Swami Agnivesh, que se mostrou consternado pelo crime, as mortes são "uma evidência suficiente para que a comunidade internacional tome consciência de que essa prática (de condições subumanas de trabalho) continua existindo em várias partes do mundo", disse.

"Lamentavelmente muita gente ainda não é consciente que a escravidão segue ultrajando a dignidade humana", assinalou Agnivesh, que preside um grupo de cinco especialistas do fundo, criado em 1991. A afirmação foi feita após ele receber a informação de que as denúncias investigadas pelos fiscais eram de pessoas obrigadas a trabalhar 18 horas por dia.

Agnivesh, que trabalhou por 35 anos contra a escravidão em seu país, afirmou que essa prática é largamente empregada na África, Ásia, América Latina e Europa oriental. Segundo ele, estima-se que no mundo há 250 milhões de crianças escravas e que só em seu país, o segundo mais povoado do mundo, existem entre 80 e 100 milhões de menores com idades entre 6 a 14 anos vítimas desse abuso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;