Turismo Titulo
Festa a São Pedro em Ubatuba
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
21/06/2007 | 07:00
Compartilhar notícia


Enquanto a maior parte das cidades paulistas se prepara para pular a fogueira de São João, Ubatuba, no Litoral Norte, rende homenagens a outro santo junino: São Pedro, o padroeiro dos pescadores. Além da famosa tainha assada e da tradicional procissão de barcos – duas marcas registradas do evento –, a 84ª edição da festa, que começa no próximo dia 27 e prossegue até 1º de julho, contará com apresentações folclóricas, shows de música, queima de fogos e corrida de canoas.

A comemoração começa com a Procissão do Mastro, que sai do Morro da Prainha em direção à praça Capricórnio. Após a chegada e o levantamento do mastro, a Capela de São Pedro abre suas portas e dá início a uma grande festa, com duração de cinco dias.

É neste período que a imagem de São Pedro é conduzida até o mar, para que dezenas de barcos de pescadores, enfeitados com bandeiras coloridas, dêem início à procissão marítima pela orla da praia do Cruzeiro e recebam do padre a chamada Bênção dos Anzóis.

A tradição teve início em 1923, quando o padre caiçara Francisco Lino dos Passos celebrou uma missa no mar. O tempo passou e, hoje, a Festa de São Pedro chega a atrair turistas ávidos por saborear a tainha assada – acompanhada de arroz, farofa e maionese – e conferir a eclética programação de shows, com gêneros que vão desde a música erudita até a regional, passando por apresentações de forró, samba, pop rock, black music e eletrônica.

MUDANÇA
O local, no entanto, será diferente das edições anteriores: devido à implantação das arenas de beach soccer e vôlei de praia dos Jogos Regionais no espaço situado ao lado do aeroporto, a festa se concentrará na avenida Iperoig, ao lado da praça Capricórnio.

Segundo o presidente da Fundart, Pedro Paulo Teixeira Pinto, o espaço escolhido para abrigar esta edição, onde funcionava o Parque Trombini, é mesmo ideal para esse tipo de evento. “Trata-se de um logradouro público que foi devolvido à comunidade e é perfeito para abrigar eventos que tenham data para começar e para terminar.”

PROGRAMAÇÃO

Dia 27/6 (quarta)

19h30 – Procissão do mastro e bandeira de São Pedro

20h – Levantamento do mastro e abertura da capela

20h30 – Concurso para a escolha da Rainha dos Pescadores

21h – Apresentação do grupo cultural O Guaruçá

22h – Show musical com a banda Ciranda Elétrica

Dia 28/6 (quinta)

20h – Show com o Grupo Tupinambrás

21h – Show com Almir Neto e Banda

de Forró

22h30 – Show com a Banda Anti-Danos

Dia 29/6 (sexta)

14h – Procissão Terrestre

15h30 – Procissão Marítima e Benção

de Anzóis

17h – Missa e Queima de Fogos

20h – Premiação de Barcos

20h30 – Show da banda Black Out

22h30 – Show com a Banda Palace

Dia 30/6 (sábado)

8h – Chegada da Folia do Divino na Ilha dos Pescadores

20h – Show com Sexteto Caiçara

20h30 – Show com a banda Pé de Pano

22h – Show com a banda Pracaniz

Dia 1º/7 (domingo)

14h – Corrida de Canoas na praia

do Cruzeiro

20h30 – Show com o Grupo Samba e Ousadia

22h – Show com a Banda Pandora




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;