Setecidades Titulo Especial - Capítulo 2
Mãe Nossa de Cada Dia: Proteção ao aleitamento

Na busca por informações para amamentar adequadamente a filha, a farmacêutica Fabiana Cainé descobriu nova vocação e se tornou consultora, auxiliando outras mulheres

Por Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
04/05/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Fabiana Cainé Alves da Graça, 44 anos, moradora de São Bernardo, teve a filha Marina há dez anos. A ideia de ser mãe foi sendo construída aos poucos, com o passar do tempo e, quando Marina nasceu, Fabiana atuava em sua área de formação, como farmacêutica. A possibilidade de ter sete meses para ficar em casa com uma bebê deu a Fabiana, por um momento, a ilusão de que haveria tempo para se organizar para um mestrado. “Achava que a licença-maternidade também servia para a gente fazer outras coisas. Foi uma ilusão que caiu muito rápido, nem deu tempo de me frustrar”, brinca. Sua determinação em alimentar a filha apenas com o leite materno nos primeiros seis meses de vida e a busca por informações a levaram a atuar como consultora internacional de amamentação, mudaram sua vida profissional e atualmente ela é apoiadora e protetora do aleitamento materno.

Desabafar sobre seu dia a dia em um blog foi a saída de Fabiana nos primeiros meses após o nascimento de Marina. De maneira espontânea, seus escritos foram chegando a várias pessoas, até que uma especialista em consultoria de amamentação entrou em contato com ela para falar sobre a necessidade de proteção ao aleitamento materno. Foi assim que ela conheceu a IBFAN Brasil (International Baby Food Action Network, ou Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar, em português) e tornou-se integrante da rede, caminho pelo qual viria a se formar consultora em pouco tempo.

Outras mulheres começaram a se identificar com o que Fabiana escrevia e ela passou a receber muitos pedidos de ajuda com a amamentação. “O que eu fazia era estender a mão. Lembro que uma das primeiras que auxiliei foi uma moça que morava em Jundiaí, que mandou um e-mail e depois nos falamos pelo telefone. Foi aí que comecei a entender que esse era um caminho sem volta”, relembra.

A farmacêutica, que chegou a iniciar uma faculdade de letras para se especializar na redação de textos técnicos e que pensava em fazer um mestrado em biotecnologia, começou a ver as suas aspirações profissionais se transformarem. Quando acabou a licença-maternidade, Fabiana largou a segunda graduação e, no retorno ao serviço público de Diadema, passou a atuar com apoio à amamentação nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Em 2017, uma decisão administrativa determinou que ela retornasse para a área farmacêutica, mas sua vocação falou mais alto. Pediu exoneração do cargo público e passou a atuar apenas como consultora de amamentação. “Se não tivesse uma filha, jamais mudaria minha trajetória profissional. Eu era da ciência, muito dura, adorava trabalhar com vidros. A maternidade realmente mudou a minha vida”, pontua.

Após quatro anos da mudança na carreira, Fabiana afirma que não faria nada diferente, mesmo tendo passado por alguns momentos de dificuldades e incertezas nesse período. “Ser mãe significa transformação. Em amplo sentido, em tudo. Falo que é algo que nos transforma de dentro para fora, é doído, um processo longo. Cada uma tem um tempo, mas é transformador”, afirma.

A consultora finaliza dizendo que o mais dolorido na maternidade não é a necessidade de dedicação, mas entender que ela mesma não é sua única prioridade. “Tem que se dividir e você quer muito ser alguém profissionalmente, mas você tem que sempre olhar um pouquinho para trás e conciliar. Vou mais devagar, mas vou seguindo. Tem que saber que você não está mais só e que não tem mais como voltar atrás, tem que seguir em frente”, conclui.

Para ler as outras matérias da série clique aqui.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;