Cultura & Lazer Titulo De São Caetano
Aleksandro Reis faz mural no Butantan

Artista plástico pintou linha do tempo que repassa as conquistas do instituto

Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
02/05/2021 | 07:09
Compartilhar notícia


O Instituto Butantan, que acaba de completar 120 anos, tem uma história e tanto para contar. De forma a elencar toda essa trajetória de mais de um século, com foco nas descobertas e produções do local – em especial as vacinas contra o coronavírus, a Coronavac, em parceria com a China, e Butanvac –, o artista plástico de São Caetano Aleksandro Reis foi convidado para pintar o mural com esta temática.

A obra tem 30 metros e demorou três semanas para ser concluída. “Fui chamado pela empresa que está construindo o prédio da vacina (Engeko). Fiz neste painel uma linha do tempo”, ressalta. A história vem desde o Egito antigo, passa por Vital Brazil, o primeiro diretor do instituto, e passa pelas descobertas a partir de então, como o soro antiofídico, a vacina da peste, entre outras conquistas importantes.

E a última imagem, é claro, retrata a chegada do coronavírus e o combate que ele gerou em toda sociedade, inclusive dos cientistas. “Então pintei a Butanvac e o logo dos 120 anos do Instituto Butantan, que mais uma vez está contribuindo com o Brasil no pior momento da história, desenvolvendo a vacina, trabalhando com a ciência”, avalia Reis.
Quanto mais for mostrado o trabalho que está sendo feito no espaço, para o artista, é melhor. E Reis sente-se orgulhoso de participar disso. “Para mim, como pintor, estar trabalhando no Butantan nesse momento tão crítico para todos nós é uma honra muito grande. Por isso, fiz questão de ir fundo na criação do painel.”

O artista plástico diz que tem outro projeto com o mesmo teor para ser feito no Grande ABC, mas, para executá-lo, carece de patrocínio. “Ainda não há nada na região com o sentido de homenagear estes heróis (ciência e da saúde). Precisamos exaltá-los”, finaliza. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;