Política Titulo São Bernardo
Ariel de Castro critica terceirização de serviços da Fundação Criança

Ex-presidente da autarquia, advogado teme extinção de programas

Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
10/03/2021 | 00:03
Compartilhar notícia
DGABC


Presidente da Fundação Criança entre 2009 e 2013, o advogado Ariel de Castro Alves criticou a proposta do governo do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), de abrir edital para contratar entidade terceirizada após extinguir a autarquia municipal, que realizava serviço de atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade na cidade.

Conforme Alves, com a possibilidade de terceirização, os projetos e programas voltados às crianças e adolescentes mais pobres podem perder qualidade ou até ser extintos.

“A terceirização dos serviços prestados pela Fundação Criança podem sofrer grande enfraquecimento, com possibilidade até de se extinguirem. A situação fica ainda mais grave se levarmos em consideração o contexto de pandemia do novo coronavírus. Para onde vão as crianças atendidas pela Fundação?”, ponderou Ariel.

Além de condenar a proposta, que considera desmonte da Fundação Criança, Ariel atacou também o fato de a gestão Morando ainda não ter revelado qual será o futuro de aproximadamente 210 funcionários, entre comissionados e de carreira, que ainda mantêm vínculo com a autarquia.

“Ate o momento, a administração ainda não informou aos colaboradores para onde eles vão e se serão absorvidos em outras áreas da municipalidade. Os funcionários estão aflitos e há temor de que sejam até despedidos”, declarou Ariel. Apesar de não dar detalhes sobre a situação, o Executivo sinalizou que os servidores atrelados à Fundação Criança devem ser acolhidos em outros setores da Prefeitura.

Em novembro do ano passado, a Câmara de São Bernardo aprovou projeto do governo tucano e extinguiu a Fundação Criança. A alegação da administração, à época, era de economia aos cofres municipais, uma vez que a manutenção da autarquia previa gastos da ordem de R$ 32 milhões ao ano.

“Esse é um outro problema (com a mudança de modelo), já que, provavelmente, os investimentos nos projetos deverão ser ainda mais reduzidos, o que comprometeria o atendimento a quem necessita”, avaliou o ex-presidente da Fundação Criança.

Na sexta-feira, o Executivo publicou no Diário Oficial edital de chamamento para formalizar convênio com organização da sociedade civil que vai atuar no lugar deixado pela Fundação Criança. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;