Esportes Titulo Culpa da pandemia
Ribeirão Pires é surpreendida com fim de projeto da CBF

Empresa que financiava Gol do Brasil solicita a rescisão do acordo; atual gestão planeja reversão

Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
08/01/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Os cerca de 200 alunos da rede municipal de ensino de Ribeirão Pires que participavam do programa Gol do Brasil, promovido pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), em parceria com a Prefeitura e a WTC, de repente ficaram órfãos do projeto. Isso porque, no fim do ano passado, em ação publicada no Diário Oficial do município, a empresa que financiava a ação social esportiva solicitou a rescisão amigável do acordo de cooperação técnica assinado em 2017.

Extraoficialmente, a justificativa é que a pandemia do novo coronavírus não permitiu a sustentação do projeto. Porém, a nova gestão da estância turística trabalha pela reversão da situação, com retorno das atividades assim que as questões envolvendo a Covid-19 permitirem.

Conforme acordo firmado entre as partes, o convênio tinha prazo de cinco anos. À cidade cabia ser responsável pela inscrição dos alunos, selecionar os professores, ceder instalações (no caso, o Centro Esportivo Vereador Valentino Redivo, na Vila Gomes), oferecer uniformes e arcar com despesas de alimentação e, transporte. A CBF entrava com a metodologia de ensino. Já a WTC investia mensalmente R$ 10 mil e buscava outras empresas para contribuir.

Quando a pandemia impediu as aulas presenciais, os profissionais do programa tentaram mantê-lo virtualmente, mas não funcionou, praticamente paralisando-o. Assim, a WTC decidiu interromper a parceria, mas a nova gestão que assumiu Ribeirão Pires na semana passada, comandada por Clóvis Volpi (PL), pretende reativá-la – inclusive com uma visita do próprio prefeito à CBF.

“Estamos em contato com a WTC, buscando a manutenção do programa de todas as formas possíveis. Pelo carinho que a WTC teve com a cidade, buscaremos a manutenção do parceiro (com ela)”, declarou o secretário de Esporte, Cultura e Turismo, Claurício Bento. “O projeto é de grande importância a cidade, Ribeirão Pires foi a primeira cidade do País a receber o programa. Nos reuniremos junto à confederação para entender sobre o programa e buscar sua continuidade”, completou.

Como citado pelo secretário, Ribeirão Pires foi escolhida como pontapé de partida para o programa – depois, Belém (Pará), Recife (Pernambuco), São Paulo e Teresópolis (Rio de Janeiro) também formaram núcleos. A proposta da CBF é que o projeto, voltado a crianças entre 6 e 13 anos, seja “uma escola, não só de futebol, mas de cidadania, um projeto de responsabilidade social”, disse, no evento de lançamento, o secretário-geral da confederação, Walter Feldman. Na oportunidade, ele explicou que a estância turística foi escolhida porque o então prefeito, Adler Kiko Teixeira (PSDB), colocou o município à disposição, garantindo a devida estrutura, para “interpretar esse sonho (da CBF) e transformá-lo em realidade”, declarou Feldman. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;