Cultura & Lazer Titulo
No pincel, artista eterniza vereadores de S.Caetano
Por Sérgio Vieira
Do Diário do Grande ABC
19/02/2006 | 07:50
Compartilhar notícia


É do ateliê improvisado em um canto de sua sala, no bairro Santo Antônio, em São Caetano, que o artista plástico Paulo Tachinardi Domingues, 66 anos, eternizou todos os ex-presidentes da Câmara da história do município. A tinta e o pincel foram seus companheiros durante a encomenda feita pelo então presidente Luiz Emiliani (de 1999 a 2000), seu amigo e responsável pelo pedido dos quadros com os rostos de todos os 28 chefes do Legislativo que já haviam comandado a Casa até aquele momento.

O trabalho demorou cerca de dois meses e foi feito a partir de fotos dos políticos. Realizado com a técnica de pintura a óleo, cada quadro demorou de três a quatro dias. "O mais difícil foi traduzir a fisionomia de cada um. Às vezes, um detalhe faz muita diferença e modifica toda a feição", explica. O artista diz que o trabalho foi feito praticamente "de graça" - segundo ele, pela amizade - já que cobrou apenas os gastos com o material. Se fosse cobrar mesmo, Domingues diz que cada quadro valeria cerca de R$ 300.

Mas sua história com as artes não se restringem aos quadros: Domingues foi ator durante décadas. Considerado galã na década de 60, participou de 18 filmes e quatro novelas, nas extintas TVs Tupi e Excelsior. Também fez muitos cartazes de filmes, reproduzindo rostos dos grandes artistas da época.

Apesar de considerar a pintura dos políticos como "apenas regular", tem os seus preferidos entre os retratados: para ele, a foto do vereador Gérsio Sartori (PTB), que presidiu a Câmara entre 1997 e 1998, é a mais semelhante com a fisionomia do parlamentar. Segundo o pintor, o retrato de Paulo Pinheiro (PTB), presidente de 2003 a 2004, já foi feito, mas ainda não está exposto.

Os quadros estavam nas paredes do plenário da Câmara, na avenida Goiás, até o início do mês. Mas como o Legislativo mudou-se para um prédio provisório - a sede passará por reformas - ,os quadros, por enquanto, estão encaixotados.

A próxima pintura de Domingues será a do atual presidente da Câmara, Paulo Bottura (PTB), que já demonstrou interesse em ter seu rosto estampado na parede do Legislativo. Para o artista, o petebista tem suas características bem peculiares: "Ele tem uma cara de bravo, mas é muito gente boa", brinca. Mesmo assim, faz questão de dizer que o fará sorrindo.

Apesar de ser o responsável por eternizar a história legislativa do município, Domingues diz não ter nenhuma ligação com a política. O máximo, segundo ele, é a amizade com alguns vereadores. "De política quero distância. Minha área é outra: tinta e quadro", diz o artista, que apesar de aposentado, ainda exercita a arte, como as restaurações que está fazendo de esculturas de um artista japonês, expostas no Sesc Ipiranga.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;