Do Diário do Grande ABC
08/09/1999 | 15:36
A Suíça implementará seu plano de vender o excedente em ouro apesar das queixas de que a decisao poderá prejudicar a economia de países produtores mais pobres, segundo declarou o vice-presidente do Banco Nacional Suíço, Jean-Pierre Roth, em entrevista divulgada nesta quarta-feira. O governo suíço pretende usar 1.300 toneladas de ouro - metade da reserva de 2.600 toneladas - para elevar a cotaçao do franco suíço.
''Alguns países produtores, como Africa do Sul, evidentemente quiseram que revogássemos nosso programa``, afirmou Roth ao jornal HandelsZeitung. No entanto, insistiu que a venda é uma medida acertada e que o banco central levou em conta seu potencial efeito no mercado. Ele acrescentou que somente serao vendidas pequenas quantidades de ouro, ao longo de anos. ''Nao é nosso interesse deixar que o preço caia no chao``, acrescentou.
Em abril, os suíços aprovaram uma nova constituiçao revogando antigos dispositivos que determinavam que o governo mantivesse reservas de ouro como lastro da moeda. A Gra-Bretanha e o Fundo Monetário Internacional também mostraram disposiçao de vender servas em ouro
Olá, leitor!
Informação de qualidade tem valor.
Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada: