Memória Titulo
Na Vila Humaitá, as festas juninas revividas

O tema de hoje partiu de sugestão do memorialista Joaquim dos Santos, ex-presidente da Câmara Municipal de Santo André

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
21/06/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


O tema de hoje partiu de sugestão do memorialista Joaquim dos Santos, ex-presidente da Câmara Municipal de Santo André e que participou, menino, das festas juninas que o vizinho seo Neno organizava.

* * *

As imagens que ficaram são em preto-e-branco, fotografias das festas juninas que Ernesto Lino Franceschini, o Neno, idealizava com a colaboração da esposa, Hosanna Dias Franceschini, e de toda a família. O balão já era um perigo, mas os modelos subiam, coloridos, fazendo as delícias do bairro e toda vizinhança. A casa da Rua Jurema, na Vila Humaitá, em Santo André, era enfeitada por bandeirolas coloridas, por dentro e por fora.

Neno já partiu. Hoje quem revive as histórias que ele promovia é a esposa Hosanna, que é a Miss Melhor Idade da Vila Humaitá. E quem sistematiza as imagens das antigas juninas, salvando-as em computador, e a filha Ana Maria. O neto Rondinei dá sequencia às promoções do avô festeiro.

Os caldeirões de paçocas, pés-de-moleque e doces de batata-doce são lembrados até hoje, assim como a apresentação das quadrilhas e dos artistas do rádio local, Nho Crispim e Zezinha do Acordeão, que por sinal se apresentaram na festa de casamento de Neno e Hosanna.

SANTOS DO DIA

Albano, Demétrio, Eusébio e Luís Gonzaga.
Na estampa, São Luís Gonzaga (Itália 1568-1591), o Patrono da Juventude.
Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e
João de Deus Martinez.

Trabalhadores
Nascem em 21 de junho:
1898 - Antonio Pontello. Natural de São Simão (SP). Sócio nº 62 do Sindicato dos Químicos do ABC. Destilador da Rhodia Química. Residência: Rua Austrália, 22.
1898 - Hermínio Zoppei. Natural de Casa Branca (SP). Sócio nº 809 do Sindicato dos Químicos do ABC. Auxiliar de almoxarifado da CBC. Residência: Rua Sidney, 282.
1912 - Ângelo Zanetti. Natural de Mogi Guaçu. Associado nº 301 do Sindicato dos Químicos do ABC. Servente de fabricação da Rhodia Química. Residência: Rua 24 de Maio, 85.
Fonte: 1º livro geral de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

Crônica do Zizá
Cavalos de corrida
Texto: Eliziário Firmo de Lima
Os Irmãos Martinelli, o Bepe e o Gigio, donos de açougue e de um matadouro no Bangu (bairro), eram aficionados em cavalos de corrida. Eles possuíam um quarteirão gramado no Centro de Santo André: Rua Campos Sales, esquina com a Rua Coronel Oliveira Lima, até quase a Rua General Glicério. Ali ficavam seus cavalos, pastando e descansando antes de seguirem para o Hipódromo da Mooca, onde competiam.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sábado, 21 de junho de 1980

Manchete - Gasolina vai custar Cr$ 35,50 e gás 172,90 a partir do dia 26

Visita do Papa - Dois corais do Grande ABC se apresentarão durante a visita do papa João Paulo II, em São Paulo: o Coral 20 de Agosto, da Faculdade de Direito de São Bernardo, e o Coral Imaculada Conceição, de Mauá.

Educação - Alunos da Fundação Universitária do ABC fazem passeata de protesto.

Sindicalismo - Novamente impedidos de ingressarem na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema, trabalhadores demitidos na greve dos 41 anos reúnem-se na frente da entidade juntamente com Lula, presidente afastado.

São Bernardo - Instala-se CPI que vai investigar Parque dos Pássaros.

Primeiro plano (Eduardo Camargo) - Fazenda da Volkswagen está consolidada em Santana do Araguaia.

Polícia - Tiroteio e prisões após assaltos em Diadema e São Bernardo.

EM 21 DE JUNHO DE...

1896 - Criado o Distrito de Paz de Ribeirão Pires, no Município de São Bernardo.

1938 - Fundado o Vila Baeta FC, em São Bernardo.
1970 - Brasil 4, Itália 1. E a Seleção Brasileira conquista o tricampeonato no México.
Naquele domingo, o Diário circulou com duas edições: antes do jogo, a manchete "Chegou a hora, vai Brasil"; logo depois do jogo, o grito incontido: "Brasil, Brasil: a Taça é nossa".

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Analândia. Município criado em 21 de junho de 1897, quando se separa de Rio Claro.
Cedral. Elevado a município em 1929, quando se separa de São José do Rio Preto.

HOJE

Dia do Mel, Dia do Profissional de Mídia, Dia Nacional do Livro, Dia do Intelectual e Dia Internacional da Música.

FALECIMENTOS

MAXIMIANO COSME DAMIÃO
(Olinda, PE, 24-9-1920 - Santo André 17-5-2010)

Nos últimos 60 anos Maximiano Cosme Damião residiu na Avenida Sapopemba, no Jardim Utinga, em Santo André. Desde que chegou do Nordeste, nunca mais retornou à terra natal. E aqui trabalhou durante muitos anos de guarda em duas fábricas: a Laminação Nacional de Metais, na Avenida dos Estados, e na Liquigás, em Capuava.

"Ele era calmo e sossegado. Gostava de caminhar. No tempo do Jumbo Eletro, ele saia de casa a pé apenas para comprar pão. Ia e voltava", conta Maria do Carmo Cosme Damião dos Santos, sua filha.

Sr. Maximiano era viúvo de Josefa Maria da Silva. Frequentava a Igreja Assembléia de Deus, na Avenida Sapopemba. Tinha sua turma de bairro, gostava de estar na sede da Sociedade Amigos do Jardim Utinga - ali chegou a trabalhar - e de relembrar histórias da infância e juventude passadas na cidade histórica de Olinda. Nos últimos anos foi perdendo os amigos das rodinhas de bairro, que partiam.

Agora que ele se foi, ficaram dois, Sr. Agenor e Sr. Nelson.

Maximiano Cosme Damião não estava doente. Faleceu de repente, no dia seguinte à partida de uma cunhada, Anaildes Maria da Silva, de 85 anos. Ele estava com 89 anos e foi sepultado no Cemitério do Curuçá. Deixa a filha, o genro José Batista de Souza, os netos Ricardo, Vanessa e Sara; e o bisneto Iuri.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;