Memória Titulo
O Brasil vai às urnas. E o Grande ABC, elege quem?

Na véspera das eleições, as mesmas constatações:

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
02/10/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Na véspera das eleições, as mesmas constatações: 1) Não são muitos candidatos querendo se eleger aqui na região? 2) Não haverá divisão de votos? 3) Que bancadas formarão o Grande ABC? 4) Os candidatos não estão poluindo em demasia as nossas cidades com suas propagandas em faixas e placas?

E no passado, como era? As eleições para escolha de prefeitos e vereadores eram sempre as mais disputadas. Neste 2010, com tantos candidatos à Câmara Federal e Assembleia Legislativa, dá a impressão que estamos em tempo de pleitos regionais. Enfim...

No começo da República, sem a importância política, econômica e demográfica que tem hoje, o Grande ABC já se fazia presente. Os candidatos (poucos) dividiam-se no aconchego do antigo PRP (Partido Republicano Paulista). E lá quebravam o pau. Um nome se destacava: José Luiz Flaquer, o velho senador estadual, eleito também deputado, chefe político que rivalizava com um coronel, Saladino Cardoso Franco, igualmente do PRP.

Dos republicanos históricos, vários deram o nome às nossas primeiras ruas centrais. Destacamos dois:

1 - Antonio da Silva Jardim. Advogado, jornalista e ativista político. Viveu apenas 31 anos (1860-1891). E teve uma morte dramática: em visita à Pompéia, em Nápoles, Itália, foi tragado por uma fenda que se abriu na cratera do Vesúvio em erupção. Por influência dos republicanos locais, o nome Silva Jardim foi dado à rua central de São Bernardo ainda no século 19 e, décadas depois, à rua da Vila Santa Terezinha, em Santo André.

2 - Américo Brasiliense de Almeida Melo (1833-1896). Foi o terceiro governador do Estado de São Paulo. Também nomeia uma das ruas centrais de São Bernardo (paralela à Rua Silva Jardim) desde a última década do século 19 e outras duas vias, em São Caetano e Mauá. E dá nome ao primeiro ginásio de Santo André. Participou da célebre Convenção de Itu, que foi a primeira convenção republicana do Brasil, realizada em 18 de abril de 1873 e da qual participaram 133 convencionais, entre os quais o nosso senador Flaquer.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7). Memória. Carmélia Alves, a Rainha do Baião. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

TRIANON AM (740). Quinta Avenida. Hoje: Big Band de Tony Pastor; cantores Johnny Hartman e Rosemary Clooney; amanhã: orquestra civil de Glenn Miller. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.comercialderadio.com.br e www.quintaavenida.mus.br.

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. Hugo Borghi: aviador, empresário agroindustrial do algodão, e político brasileiro. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ELDORADO AM (700). Brasil em Todos os Tempos. Os 70 anos do Autódromo de Interlagos (em reprise). Produção e apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 23h.

PÉROLA DA SERRA (87,5). Reminiscências. A história de Aristides Cerezolli, que faleceu no salão do Ribeirão Pires FC enquanto dançava ao som do conjunto musical de Américo Del Corto. Produção e apresentação: Américo e Lina Del Corto; e a participação de Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões, Pedro Cordeiro e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.

Domingo, 2 de outubro de 1960
Manchete - Para a escolha do novo presidente, às urnas o povo brasileiro. Os candidatos: Jânio Quadros, marechal Lott e Adhemar de Barros

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 2 de outubro de 1980

Manchete - Governo anuncia pacote para economizar combustível; adoção de táxis coletivos a álcool; prioridade absoluta para ônibus e trens; financiamento para compra de bicicletas

Movimento estudantil - Após duas semanas, professores e alunos terminam a greve da Faculdade de Medicina do ABC.

Óbito - Nicolau Delic, assessor especial da Prefeitura de São Caetano, faleceu ontem aos 51 anos.

Futebol - Ontem à noite, pela fase semifinal da Segunda Divisão, resultado dos jogos envolvendo equipes do Grande ABC: no Estádio Bruno Daniel, Santo André 1, Amparo 0; em Bragança Paulista, Aliança, de São Bernardo, 1, Bragantino 1; em Guaratinguetá, Esportiva 0, Saad, de São Caetano, 2.

Esportes - Jogos Abertos começam hoje em Presidente Prudente.

EM 2 DE OUTUBRO DE...

1970 - Laudo Natel eleito governador de São Paulo em pleito indireto.

MUNICÍPIO PAULISTA

Cruzeiro. Elevado a município em 1871, quando se separa de Lorena.

HOJE

Dia Mundial da Juventude. Dia do Repórter Fotográfico. Dia do Prefeito. Dia do Notário (escrivão público). Dia da Guiné. Dia do Anjo da Guarda.

SANTOS DO DIA

Anjos da Guarda (na estampa). Custódio, Domingos Spadafora e Leodegário. E os santos de uma família japonesa: Yakichi.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.

Falecimento

OTAVIO GARRI SALVADOR
(Santo André 5-6-1939 - 24-9-2010)

A vida de Otavio Garri Salvador tem como cenário a área da Vila Assunção, em Santo André. Ali ele nasceu, cresceu, casou-se, constituiu família, irradiou coisas boas, fez muitos amigos. Daí saía para estudar no Grupo Escolar Senador Flaquer, onde cursou o primário e o curso técnico de contabilidade. Dali saía para tocar a sua Loja Elétrica Santista, da qual foi um dos sócios durante 42 anos: nos três endereços, Coronel Alfredo Flaquer (duas vezes) e Coronel Oliveira Lima. Era filho de Alfredo Salvador e Feliciana Garri.

"Ele era um homem tranquilo, apaziguador, sempre com uma palavra de estímulo para todos, em especial com os menos favorecidos. Consolava, mostrava todo um carisma", conta a esposa Lourdes Rivellini Salvador.

Também foi esportista, veterano do Pé na Bola no Aramaçan, dedicado atleta de judô e professor da modalidade. Seguia a doutrina espírita e frequentava a Casa Irmão Romano. Nunca bebeu, não fumava, não tinha vícios.

Ao deixar a Loja Santista, empregou-se em loja do gênero no Conjunto Anchieta, em São Bernardo. Ali trabalhou até três meses atrás, seguindo diariamente de trólebus para o serviço. Partiu aos 71 anos, deixando os filhos Gerson (comandante da Gol-Varig, Emerson, gerente de RH, e Douglas, advogado. Uma legião de amigos o acompanhou quando da despedida, no Cemitério da Saudade.

SÃO BERNARDO
Auta de Assis Almeida, 80. Natural de Pederneiras (SP). Dia 28. Cemitério Jardim da Colina.
José Bento de Araújo, 79. Natural de Buique (PE). Dia 28. Cemitério dos Casa.
Arlinda Araújo Santos, 70. Natural de Casa Nova (BA). Dia 28. Cemitério Jardim da Colina.
Maria Gonçalves, 68. Natural de Garanhuns (PE). Dia 28. Cemitério Municipal de Ibaiti (PR).

SÃO CAETANO
(Cemitério da Cerâmica)
Vicente Geraldo Novembrini, 77. Dia 25.
Maria Oliveira dos Santos, 69. Dia 23.
Otávio Avelino da Cruz, 68. Dia 23.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;