Política Titulo São Caetano
Pio exigirá do setor jurídico fim da CPI do Natal Iluminado

Após promessa não se cumprir, presidente da Câmara de S.Caetano diz que vai pedir relatório

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
08/10/2020 | 00:05
Compartilhar notícia


O presidente da Câmara de São Caetano, Pio Mielo (PSDB), prometeu acionar o setor jurídico do Legislativo e pressioná-lo para que haja o fechamento do relatório da CPI do Natal Iluminado e que o documento seja colocado em votação no plenário.

O tucano havia assegurado, em agosto, que não passaria de setembro a investigação sobre o convênio feito pelo governo do ex-prefeito Paulo Pinheiro (DEM) com a Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano), em 2016, quando a entidade era presidida pelo advogado Walter Estevam Junior (Republicanos), candidato a vereador nesta eleição.

“Defendo colocar o parecer da comissão (para votação plenária), independentemente da opinião de todas as partes. Foram dados os prazos legais. Na minha condição de presidente da Câmara, se fosse o presidente da CPI, eu teria colocado o relatório final para votar”, considerou Pio. “Quero ver o mesmo empenho dos três vereadores, que se autoprontificaram a participar da CPI, e vê-los com o mesmo espírito para colocar fim ao procedimento protelatório na fiscalização dos recursos da cidade.”

A CPI é presidida pelo líder do governo na casa, vereador Tite Campanella (Cidadania), e tem ainda a participação dos vereadores Olyntho Voltarelli (PSDB), governista, e Jander Lira (DEM), oposicionista e que está na mesma coligação de Estevam neste pleito, a que defende o prefeiturável Fabio Palacio (PSD).

Com mais de um ano em curso, a CPI emperrou da última vez quando Estevam apresentou atestado médico que lhe recomendava repouso. O advogado diz ter sofrido acidente doméstico que gerou trauma no ombro esquerdo e que, diante da orientação médica, não poderia prestar seu depoimento acerca das acusações. A orientação é para ele ficar em casa até o dia 17 de outubro.

Estevam é considerado testemunha-chave da investigação sobre denúncia de suposto desvio de recursos públicos. Em 2016, a Prefeitura autorizou o pagamento de R$ 1 milhão à Aciscs, que se comprometeu a investir R$ 200 mil, para confecção de iluminação natalina com objetivo de fomentar as vendas de fim de ano na cidade. A prestação de contas feita pela Aciscs foi reprovada por comissão especial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – o governo já estava sob gestão de José Auricchio Júnior (PSDB) –, que considerou que nem todas as despesas foram devidamente comprovadas com o objeto do convênio.

A despeito de utilizar atestado médico para não dar seu depoimento à CPI, Estevam esteve, poucos dias depois, na Câmara, para participar da convenção que homologou Palacio como candidato a prefeito. Também foi visto dirigindo pelas ruas da cidade.

Estevam tem sustentado que a CPI é política e que a Prefeitura de São Caetano descumpre determinação judicial de receber nova documentação de prestação de contas feita pela Aciscs. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;