Setecidades Titulo Connected Smart Cities
São Caetano lidera ranking nacional sobre Educação

Cidade ainda ficou na segunda posição na categoria governança em levantamento que visa identificar municípios com potencial de desenvolvimento

Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
09/09/2020 | 00:01
Compartilhar notícia
Banco de dados


Pela segunda vez, São Caetano foi eleita a cidade com a melhor educação do Brasil segundo o ranking Connected Smart Cities, resultado de estudo elaborado pela consultoria Urban Systems. No total, foram mapeados 673 municípios com mais de 50 mil habitantes. O objetivo é identificar as cidades com maior potencial de desenvolvimento no País. A premiação aconteceu ontem, em cerimônia on-line com a participação do ministro Marcos Pontes, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Para ficar com a primeira posição, São Caetano foi bem avaliada em 12 indicadores, oito dos quais focados no eixo de educação, dois em tecnologia e inovação e dois em economia. O município do Grande ABC ficou com a nota 7,08 e desbancou Viçosa (Minas Gerais), que ficou com 6,78.

São Caetano também foi bem avaliada na categoria governança, com a segunda posição em item que leva em conta mobilidade, acessibilidade, meio ambiente, urbanismo, saúde, segurança e educação. Com 7,28, ficou atrás de Balneário Camboriú (Santa Catarina), com 7,76.

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), externou sua satisfação com as posições conquistadas pela cidade. “Este resultado reforça o compromisso permanente com o futuro de nossa cidade por meio do maior vetor de transformação, que é a educação pública”, afirmou o chefe do Executivo.

O subsecretário de Inovação e Tecnologia da Prefeitura, Luiz Morcelli, participou do bate-papo virtual que se seguiu à entrega da premiação. Perguntado sobre o planejamento de São Caetano para manter a qualidade de vida, que já é uma marca da cidade, ele destacou o uso da tecnologia para aprimorar indicadores como saúde, educação e renda. “Quando veio a pandemia, professores e alunos já sabiam fazer uso da tecnologia para as aulas a distância”, relatou.

Na questão da saúde, Morcelli destacou a implementação do prontuário eletrônico, que tem proporcionado atendimento mais eficiente e rápido, e o serviço de telemedicina, que ontem, apenas cinco meses depois de entrar em operação, chegou a 9.961 atendimentos, sendo a maioria (47,2%) relacionados a dúvidas sobre a Covid-19.

São Bernardo obteve destaque ao conseguir a nona posição na categoria urbanismo, que leva em consideração indicadores de mobilidade e acessibilidade. São Caetano ainda ficou na oitava posição no item saúde.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;