Contexto Paulista Titulo
O que preocupa a população

O desfecho da Copa do Mundo, seja o Brasil campeão ou não, marcará em julho o início do grande jogo político

Wilson Marini
01/07/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


O desfecho da Copa do Mundo, seja o Brasil campeão ou não, marcará em julho o início do grande jogo político dos próximos quatro anos, com reflexos até a Copa de 2014. No Brasil. De uma tacada só, serão eleitos o presidente, governadores, senadores e deputados estaduais e federais. Prefeitos e vereadores ficam para 2012.

Institutos de pesquisa apuram em pesquisas encomendadas pelos partidos quais são os problemas que mais afetam a população. É a oportunidade para traçar engenhosas soluções e provocar adversários. Não é preciso muito esforço. Os temas estão escancarados diariamente na imprensa regional. E afloram sempre que a população tem a oportunidade de ser ouvida. Como foi na rodada de audiências públicas sobre o orçamento estadual de 2011, com encontros em Araçatuba, Taubaté, Santos, Assis, Bauru, Sorocaba, Campinas, São José do Rio Preto, Osasco, São Bernardo, Presidente Prudente, Guarulhos, Registro, Limeira, São Carlos, Rio Claro e São Paulo.

Saúde, Educação e Segurança Pública foram as áreas que receberam maior número de solicitações de investimentos. Entre as sugestões, constam aporte para as santas casas, reformas de prédios escolares, implantação de novas universidades públicas e aumento do efetivo policial, nesse caso visando minimizar o consumo de drogas, responsável pela maior parte da criminalidade no interior Paulista. Também foi apontado o déficit habitacional e pleiteada a revitalização da malha ferroviária como alternativa para locomoção entre grandes distâncias no Estado e para fugir das tarifas de pedágio, consideradas cada vez mais onerosas.

Regionalização
O orçamento estadual é dividido por secretarias e áreas de governo. Discute-se agora na Assembleia emenda que prevê a inclusão na peça orçamentária da divisão dos recursos por regiões e municípios, para que se tenha uma noção em números da distribuição geográfica do dinheiro. O deputado Mauro Bragato (PSDB), da Comissão de Finanças e Orçamento da Assembleia, admitiu que essa é uma "omissão" do orçamento estadual. Não há como aferir quanto de investimento em cada programa e ação será destinado para cada parte do Estado. Em tempos de transparência e parâmetros, essa é uma informação fundamental para lideranças regionais. Quem sabe em 2011 isso será possível.

Avaliação de servidores
Uma boa ideia, que poderia servir de parâmetro a outros municípios. Osvaldo Cruz estuda um sistema de avaliação do funcionalismo público municipal pelo qual a cada quatro meses os servidores ativos serão submetidos à análise de desempenho. Quem receber pontuação acima da média seria incentivado com benefícios. O prefeito Valter Luiz Martins (PSDB) deseja com isso valorizar os bons funcionários e dinamizar os serviços prestados pelo funcionalismo público local. "A ouvidoria da prefeitura tem recebido diversas reclamações sobre alguns funcionários que não estariam tratando as pessoas como devem. Existem funcionários que infelizmente faltam e não dizem o porquê, que não têm comprometimento nenhum com a empresa e, consequentemente, com quem paga o seu salário, que é o povo", diz ele. Não é problema exclusivo de Osvaldo Cruz.

Jovens e álcool
É crescente a preocupação de pais, educadores e autoridades em relação à exposição de adolescentes nas festas com álcool. Cidades médias do interior Paulista estudam o que fazer. Dois exemplos. A Vara da Infância e da Juventude de Limeira endureceu as regras impostas aos organizadores de eventos na cidade quanto ao cumprimento do ECA (Estatuto da Criança e Adolescente). E em Bauru, o Ministério Público aperta o cerco contra as chamadas festas open bar: proprietários do imóvel onde a balada ocorre serão acionados judicialmente caso permitam a entrada de pessoas menores de 18 anos.

Breves
O prefeito de Limeira, Silvio Félix (PDT), usa a tecnologia na gestão da cidade ao fazer postagem em seu blog para criticar empresas de ônibus da cidade. "Tentam enrolar a prefeitura. Isso não vai acontecer", mandou o recado.

Instituições de Ensino Superior de Bauru poderão se transformar em aliadas da Polícia Militar. Alunos serão estimulados a desenvolver pesquisas sobre segurança pública como forma de colaborar para que as ações de policiamento sejam cada vez mais aperfeiçoadas.

Começa finalmente a se desenhar uma tendência no interior Paulista para ampliar a segurança de bebês nas maternidades: a conduta obrigatória de pulseiras de identificação eletrônica em recém-nascidos. Um passo importante para evitar possíveis trocas ou até mesmo sequestros. Demorou....




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;