Economia Titulo
Crise arrasta países em desenvolvimento, diz estudo
Por
07/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Estudo da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) aponta que as maiores economias em desenvolvimento - entre as quais o Brasil - estão cada vez mais sendo dragadas pela recessão nos países ricos.

O índice de indicadores antecedentes, divulgado pela organização e que mede a atividade econômica futura, assinala ainda que as previsões para as economias desenvolvidas do mundo são as mais desoladoras desde a crise do petróleo da década de 1970.

Para os 30 países membros desenvolvidos que fazem parte da OCDE, o índice caiu para 92,9 em dezembro de 2008, de 94 em novembro.

A OCDE disse que na maior parte de seus países membros, os indicadores antecedentes "caíram para níveis não vistos desde os choques de petróleo da década de 1970". "Os indicadores antecedentes continuam a apontar para um cenário de enfraquecimento para todas as sete maiores economias", afirmou a entidade.

BRIC
A entidade aponta ainda a deterioração do cenário econômico nos Brics (Brasil, Rússia, Índia e China). "A perspectiva deteriorou-se com relevância nas maiores economias fora da OCDE, que também enfrentam agora grande desaceleração", disse a organização.

O índice de indicadores antecedentes do Brasil caiu 1,8 ponto em dezembro em relação a novembro e 5,4 pontos em comparação a dezembro do ano passado, para 98,8.

A Rússia aparece como a economia em deterioração mais acelerada entre os quatro países. O indicador russo caiu para 86,7 em dezembro, de 90,5 em novembro, uma queda de 17,7 pontos em relação a dezembro de 2007.

A perspectiva para a China também piorou, recuando para 87,6 em dezembro, 14 pontos abaixo de dezembro de 2007.

A Índia, por sua vez, caiu 0,5 ponto em relação a novembro e 7,5 em relação a dezembro do ano passado, para 94,4.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;