Cultura & Lazer Titulo
Tarantino preside o júri do Festival de Cannes
Da AFP
10/05/2004 | 13:37
Compartilhar notícia


Doze anos depois de ter surpreendido Cannes com seu primeiro filme, Cães de Aluguel, e dez anos depois da Palma de Ouro por Pulp Fiction - Tempo de Violência, o diretor americano Quentin Tarantino volta ao Festival de Cannes para desempenhar o prestigioso papel de presidente do júri.

Cinéfilo apaixonado que cita tanto Jean-Luc Godard quanto diretores de séries B totalmente esquecidos, Tarantino impôs seu estilo extremamente pessoal, impregnado de humor negro e construído com referências múltiplas.

Referências que o cineasta tira de filmes da sua infância, do cinema negro militante dos anos 70, dos western spaghetti, dos filmes de gangster e artes marciais, mas também do romance noir e de revistas em quadrinho.

Nascido em 27 de março de 1963 em Knoxville (Tennessee), Tarantino costuma contar nas entrevistas sua adolescência influenciada pelas muitas mudanças nos subúrbios de Los Anfeles e o comparecimento quase compulsivo aos cinemas para ver Jacky Chan, os irmãos Shaw, Charles Bronson, Clint Eastwood e os 'yakusas' de Kinji Fukasaku.

Um cinema mestiço que pode ser visto em Kill Bill, seu quarto filme, cuja segunda parte é apresentada em seção hors-concours em Cannes. Há os que o critiquem pela violência onipresente de seus filmes, mas o cineasta consegue unanimidade quando se trata de reconhecer o virtuosismo de seu trabalho e seus diálogos incisivos, alguns deles antológicos.

A narrativa em flash-back e em capítulos, a trilha sonora composta por grandes temas da música americana e os rompantes paródicos também compõem o estilo de Tarantino.

Retrato sem concessões dos pequenos mafiosos de Los Angeles em Cães de Aluguel (1992), violência e destinos cruzados de gangsters e marginais em Pulp Fiction (1994), pintura sensível de uma mulher madura que toma seu destino com as mãos em Jackie Brown (1997), o universo de Tarantino está povoado de personagens multifacetados e comoventes: o assassino de aluguel que faz citações bíblicas, a mãe de família especialista em lutas ou a viciada ninfomaníaca.

Harvey Keitel, John Travolta - cuja carreira deu uma reviravolta graças a Tarantino -, Bruce Willis, Samuel L. Jackson, Robert de Niro, além de sua atriz favorita, Uma Thurman, estão entre os vários astros que atuaram sob sua batuta e fizeram uma aposta acertada.

Seus dois primeiros roteiros, cuja venda lhe permitiu financiar Cães de Aluguel, foram adaptados com sucesso por Tony Scott (Amor à Queima-roupa) e Oliver Stone (Assassinos por Natureza).

Em Cannes, o cineasta, que se autodenomina "um animador de cineclube frustrado", poderá exercer durante doze dias sua atividade favorita de cinéfilo contumaz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;