Economia Titulo
Tognato e sindicato negociam outro terreno como garantia
Por Mariana Oliveira
Do Diário do Grande ABC
28/07/2005 | 08:33
Compartilhar notícia


Advogados da Fiação e Tecelagem Tognato, de São Bernardo, e representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Fiação e Tecelagem de São Bernardo e Diadema (filiado à CUT) devem se reunir nos próximos dias para negociar possível "troca" do imóvel da empresa, situado na avenida Pereira Barreto, arrestado pela Justiça no mês passado.

O arresto de 17 mil m² do terreno de mais de 200 mil m² foi realizado para garantir o pagamento de R$ 3 milhões que a empresa deve a 76 funcionários por não ter recolhido FGTS por seis anos.

No encontro, empresa e sindicato pretendem definir, de comum acordo, outro imóvel para ser dado como garantia para o pagamento das dívidas trabalhistas.

A Tognato existe há quase 100 anos e é a indústria mais antiga em funcionamento no Grande ABC. No dia 2 de maio, a empresa teve a produção paralisada devido ao despejo do galpão que aluga em São Bernardo, de propriedade da Walcar. A dívida em IPTU (Imposto Territorial e Predial Urbano) e locação ultrapassava R$ 1 milhão. Depois do acordo com a Walcar, a Tognato retomou a produção no dia 23 de junho. Os funcionários, que estavam sem receber salários desde abril, aceitaram receber os atrasados diluídos nos pagamentos seguintes.

A Tognato iniciou as atividades em Santo André, na primeira década do século passado, por volta de 1908 e 1909, transferindo-se no final dos anos 40 para São Bernardo, no terreno na avenida Pereira Barreto. Em 2001, a fábrica foi desativada e mudou-se para o galpão da Walcar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;