Memória Titulo Memória
O caminho do Dr. Rudge

No fim de março de 1920 os jornais recebiam cópia de um relatório datado de 1º de março daquele ano focalizando os trabalhos feitos nas estradas do Vergueiro e Velha do Mar por um delegado de polícia. Uma história de 100 anos

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
02/04/2020 | 00:05
Compartilhar notícia


O relatório foi entregue ao secretário de Agricultura, Comercio, Viação e Obras Públicas do Estado, Cândido Motta, e transformado em livro em 1967 pela Prefeitura de São Bernardo.
É uma peça formidável, pelo relato do autor, Arthur Rudge Ramos, e pelas ilustrações contidas – trecho por trecho da estrada, antes, como estavam, esburacados, com atoleiros, intransitáveis, e depois, reparados.
A edição celebra a inauguração de um busto dedicado a Rudge Ramos, na Praça São João Batista do antigo bairro dos Meninos, hoje bairro Rudge Ramos.
A obra de conservação começa no Museu do Ipiranga e vai até o Alto da Serra, com exceção do trecho urbano da Vila de São Bernardo – o da Rua Marechal Deodoro. A descida da Serra do Mar foi reformada pelo Estado, até Santos, com a ajuda da Estrada de Ferro São Paulo Railway.
Não está no relatório, mas os antigos informam que Rudge Ramos utilizou mão de obra carcerária.

CONSTRANGIMENTO
A ideia das obras surgiu quando Rudge Ramos recepcionou, em Santos, colegas delegados do Uruguai e Argentina. Pelo horário da chegada do navio, não daria para subir de trem. E com constrangimento, Rudge Ramos informou que não seria possível fazer a viagem pelo Caminho do Mar, pelo estado de deterioração da estrada.
“Como brasileiro me senti extremamente vexado, e, como hospede que fui – muito bem acolhido por argentinos e uruguaios –, pareceu-me que cometia uma ingratidão, retribuindo por forma negativa as infinitas gentilezas com que fora cumulado quando percorri os seus respectivos países”, revela Rudge Ramos no relatório.
Daí o seu oferecimento para realizar as obras, que perduraram entre 1913 e 1919. Cada bueiro aberto, cada valor empregado, está no relatório.

DEPOIS...
O delegado Rudge Ramos foi deposto quando da Revolução de 1930. Precisou recorrer à Justiça para ser reabilitado. Já estava aposentado. A homenagem maior viria em 1947, quando seu nome foi dado ao histórico bairro dos Meninos, o Rudge Ramos de hoje.

Em 2 de abril de...

1920 – A greve na Estrada de Ferro Mogiana, com novos números da batalha de Casa Branca: seis grevistas e um soldado mortos.
1960 – Quinze funcionários estaduais percorriam São Caetano para cadastrar o grau de poluição da água e do ar na cidade.
O Estado assumia incumbência por estar o laboratório da Cicpaa (Comissão Intermunicipal de Controle da Poluição e do Ar) desativado há dois anos.
São Caetano foi escolhida para o início da pesquisa por ser a localidade que maior índice de poluição apresentava na região, principalmente a do ar.

Diário há meio século
Quinta-feira, 2 de abril de 1970; ano 12; edição 1200

Manchete – Assembleia Legislativa de São Paulo vai reabrir. Mais 18 deputados serão cassados.
Nota – A Assembleia estava em recesso desde a decretação do AI-5 (Ato Institucional nº 5). Desde então, vários deputados foram cassados pelo regime militar.
São Bernardo – Vereador Omar Bassani pede a iluminação da Rua dos Vianas, que interliga o Centro até Santo André, serpenteando por bairros como os jardins Nascimento, Petroni e Parque São Bernardo.
Nota – Trata-se de trecho de antiga estrada vicinal que seguia da freguesia de São Bernardo a Santo Amaro, cruzando Piraporinha e outros bairros do atual município de Diadema.

Hoje
- Dia Internacional do Livro Infantojuvenil
- Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Santos do dia
FRANCISCO DE PAULA. (Calábria, Itália, 1416 – Plessis, França, 2 de abril de 1507). Fundador da Ordem dos Mínimos. Padroeiro dos Marinheiros. O mais jovem fundador de uma ordem religiosa

Municípios brasileiros
Celebram aniversários em 2 de abril:

- Em São Paulo, Alumínio (1991), Capão Bonito (1857 a 1866; 1868), Cotia (1949), Pacaembu (1949), Pongai (1949), Suzano (1949), Ubirajara (1949) e Vinhedo (1949).
Hoje é a data oficial do aniversário de Suzano, vizinha ao Grande ABC. A chamada ‘Cidade das Flores’ escolheu o 2 de abril de 1949 para celebrar sua festa maior porque foi nesta data que tomaram posse o primeiro prefeito e os primeiros vereadores.
- Em Pernambuco, Calumbi
- No Paraná, Carlópolis e Jacarezinho
- Em Minas Gerais, Poço Fundo
- No Maranhão, Porto Franco
- Na Paraíba, Sumé
Fonte: IBGE 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;