Cultura & Lazer Titulo
Essência italiana
Por Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
12/05/2007 | 07:06
Compartilhar notícia


A boa culinária italiana atende pelo nome Mazza, em Santo André. Massas frescas, primordiais, e molhos caprichados formam combinações que aguçam os sentidos. Começando pelo visual, as opções exploram texturas e sabores que procuram um toque além do convencional, a um custo benefício que não é desprezível. Carnes, peixes e frutos do mar também entram nas receitas elaboradas pelos chefs Sebastião Laurentino dos Santos, Joaquim Ferreira e Fábio Mazza, este, sócio-proprietário da casa, que mantém na família uma tradição que vem da região de Veneza, no Norte, de onde veio sua bisavó, e do Sul, região natal de seu avô.

Entre talharins, lasanhas e espaguetes há receitas que exploram ingredientes e a essência de regiões diferentes da Itália, sobressaindo o frescor do sul e os pratos encorpados do frio norte. Os pomodoros (tomates) que se espalharam no sul vindos da América do Sul no século XVIII fazem o molho do ravióli com recheio de mozarela de búfala. Pura tradição, que pode ser acompanhado por um Chianti ou uma taça de Casa Valduga, nacional.

Para ficar ciente das texturas e sabores é bom explorar bem as opções do cardápio. Nas carnes, peito de pato divide atenção com escalopes de filé mignon e, em breve, com o retorno ao menu da vitela, como ossobuco e como recheio de massas; nos peixes, salmão e badejo puxam a fila, acompanhados de perto pela truta salmonada. Risotos, entre eles o de frutos do mar, que leva vongoles, vieiras, camarões, mariscos e lulas, guardam os sabores italianos.

Voltando às massas, uma boa pedida para começar essa viagem sensorial é o canelone de abóbora com molho de funghi porcini (R$ 25,50). A massa fresca recebe o recheio da abóbora, que está em plena safra, de janeiro até agosto. Macia e leve, faz um contraponto agradável com o molho, mais encorpado e rico em pedaços de funghi (cogumelo). Neste caso, é o norte italiano que sobressai.

A decoração é quase minimalista. Uma luz tênue e o tom amarelo claro das paredes contribuem para a placidez da hora da refeição. O maître recebe os clientes, e um garçom imediatamente traz o couvert, composto por pães italianos, patês, manteiga, berinjela e azeitonas pretas. O atendimento é bom e o serviço é rápido.

Uma característica do Mazza é manter uma certa informalidade chique. Esqueça o clima festivo de cantina, mas não precisa levar traje a rigor. O requinte vem com os pratos, que incorporam tradições culinárias e as pesquisas dos chefs para suas criações.

Mazza Ristorante – r. das Bandeiras, 312, Bairro Jardim, Santo André. Tel.: 4990-8558. De terça a sábado, das 12h às 15h; e das 19h às 0h. Domingos, das 12h às 16h. Lugares: 80. Estacionamento gratuito, com manobrista. Cartões de crédito: todos. Cartões de débito: Visa e Maestro/Rede Shop. Tíquetes: não. Pratos principais: massas, risotos, peixes e carnes. Preço médio: R$ 40 por pessoa.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;