Economia Titulo
Comissário da União Européia discute comércio no Brasil
Da Agência Brasil
29/01/2003 | 10:13
Compartilhar notícia


O comissário responsável pelo comércio da União Européia (UE), Pascal Lamy, está em visita oficial ao Brasil até o dia 1º de fevereiro. Segundo nota oficial de Bruxelas, o objetivo da visita é discutir com o novo governo brasileiro questões de natureza comercial.

Lamy terá encontros com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim; do Desenvolvimento, Luís Fernando Furlan; da Fazenda, Antônio Palocci; e da Saúde, Humberto Costa.

Ele também deverá se encontrar com universitários e empresários europeus e brasileiros, aos quais dirigirá uma palestra sobre a avaliação e as perspectivas da Agenda de Desenvolvimento das negociações da Rodada da OMC.

Antes de partir para São Paulo, Lamy afirmou que o Brasil é um parceiro essencial da UE, tanto no contexto da Organização Mundial de Comércio (OMC), quanto pela condição de pilar do bloco Mercosul. “A eleição do presidente Lula trouxe um novo espírito à região. Estou desejoso de colaborar com o novo governo para avançar nas agendas comerciais regional e multilateral”, acrescentou o comissário.

De acordo com o comunicado da UE, a visita deverá contribuir para reforçar a cooperação existente entre o bloco europeu e o Brasil no contexto das atuais negociações comerciais mundiais. As duas partes trocarão os seus pontos de vista sobre a situação das negociações no âmbito da OMC, que deverão estar concluídas até o final de 2004.

A nota de Bruxelas acrescenta ainda que dedicará especial atenção a necessidade de encontrar uma solução multilateral que permita o acesso a medicamentos por parte dos países pobres que não dispõem de capacidade de produção.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;