Economia Titulo
Cai emprego industrial no Grande ABC
Por Leone Farias
do Diário do Grande ABC
20/04/2007 | 07:02
Compartilhar notícia


Como reflexo da taxa cambial desfavorável às exportações, o nível de emprego nas indústrias do Grande ABC caiu em março na comparação com fevereiro. É o que aponta a última pesquisa do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), que mostra variações negativas na ocupação industrial nas diretorias regionais da entidade nos sete municípios.

São Caetano, que apresentou o pior resultado entre todas as regionais do Ciesp no Estado, registrou queda de 1,25% no nível do emprego industrial. Em Diadema, houve diminuição de 0,95%, em São Bernardo, 0,12%, e em Santo André (que engloba também os municípios de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra), houve retração de 0,08%.

Segundo o diretor do Departamento de Economia do Ciesp, Boris Tabacof, o trinômio juros elevados, câmbio sobrevalorizado e altos impostos ainda pesam negativamente na atividade econômica, ao retirar competitividade do produto nacional no mercado externo.

Em São Caetano, os setores que mais contribuíram para a queda do indicador em relação a fevereiro foram material de transporte (produção de veículos, com -2,73%) e produtos minerais não-metálicos (-4,08%). Em Diadema – que foi a terceira pior no ranking estadual –, os destaques negativos foram os setores de produtos químicos (-8,83%) e máquinas e equipamentos (-4,48%). A região, pólo exportador de veículos, registra situação ruim também no acumulado do ano (janeiro a março). Apenas São Bernardo apresenta resultado positivo (alta de 0,26%) nesse comparativo. No entanto, o município, em relação a 12 meses anteriores, tem queda de 3,93% no nível de ocupação no setor.

Álcool - Na média, a indústria do Estado de São Paulo registrou alta de 0,72%, com a geração de 15.145 empregos no mês ante fevereiro. Já no primeiro trimestre foram gerados 28.993 postos de trabalho (1,39% de crescimento). O impulso no Estado foi dado pelo desempenho do Interior, que registrou variação positiva de 1,37% no indicador mensal, principalmente por conta das vagas geradas no setor sucroalcooleiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;