Setecidades Titulo
Policiais caçam acusado de ser gerente de facção no Grande ABC
Por Luciano Cavenagui
Do Diário do Grande ABC
10/09/2006 | 20:31
Compartilhar notícia


A Polícia Civil de Santo André está na caça a Felipe Geremias dos Santos, 31 anos, o Alemão. Segundo a polícia, ele é gerente do PCC (Primeiro Comando da Capital) em Santo André, Mauá e São José dos Campos, no Vale do Paraíba. Seria responsável por repassar dinheiro e retransmitir ordens de duas torres (comandantes) da facção criminosa: Wilson Roberto Cuba, o Rabugento, preso em Mirandópolis, e Luciano de Oliveira Costa, o Gordo, detido na penitenciária de segurança máxima de Presidente Venceslau,no interior.

Sob a gerência de Alemão, o PCC consegueria arrecadar por mês cerca de R$ 400 mil, dinheiro proveniente de ações criminosas e lavagem de dinheiro nessas três cidades, especialmente as duas da região. Alemão é o elo de ligação entre Rabugento e Gordo nas ruas, dupla que presta contas para a cúpula da facção, que tem como líder máximo Willians Herbas Camacho, o Marcola.

Alemão tem prisão temporária decretada pela Justiça de São José dos Campos. Seu nome consta da contabilidade da facção apreendida pela Dise (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes) de Santo André em 25 de agosto, quando a polícia identificou 27 contas relacionadas ao crime organizado. Apenas neste mês, a polícia diz que constam dois depósitos de R$ 20 mil para Alemão.

Felipe Geremias dos Santos nasceu em 26 de maio de 1975 em São Paulo. Fez carreira no mundo do crime especialmente em Mauá, onde conheceu Rabugento. Já teve passagem por assalto a banco, roubo, extorsão, favorecimento à prostituição, atentado ao pudor e porte de arma. Ficou preso na cadeia de Santo André, Cadeião de Pinheiros, Penitenciária de São Vicente, Presidente Venceslau e Mirandópolis, onde estreitou os laços com integrantes do comando da facção, especialmente o Rabugento.

Segundo investigações da polícia, há pouco tempo Alemão dividia seu tempo morando num apartamento em Moema, bairro de alto padrão na zona Sul da Capital, e Mauá, onde mora com a mulher. “Atualmente, quase todos os crimes em Santo André e Mauá com considerável volume de dinheiro estão ligados a Alemão”, afirmou o delegado Marcelo Bianchi, responsável pela Dise de Santo André.

Alemão ganhou a atenção da delegacia após a operação realizada em agosto em São José dos Campos, na qual foram colhidos mais indícios de sua ligação com as torres do PCC. Na ocasião, os policiais desmantelaram uma célula da facção no município vinculada a Gordo, seqüestrador condenado a 120 anos de prisão.

Em uma residência, foram encontrados um fuzil calibre 223 com mira para alvos a longa distância, ampolas com cocaína e folhas de almaço com a contabilidade da facção. Na mesma operação, a namorada de Gordo, Ana Barbosa Delgado, 19 anos, e tesoureira do PCC no Vale do Paraíba conseguiu escapar da polícia. Ela fugiu antes da chegada dos policiais em sua mansão.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;