Setecidades Titulo Diário nos bairros
População do Jd.Caçula cobra melhorias na saúde

Comunidade de Ribeirão Pires reclama de tempo de espera para consultas e resultados de exames

Flavia Kurotori
Do Diário do Grande ABC
18/10/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Moradores do Jardim Caçula, em Ribeirão Pires, apontam que um dos principais problemas enfrentados no local é a saúde. Segundo relatos, a UBS (Unidade Básica de Saúde) da área tem longa fila de espera para consultas e os resultados de exames demoram para sair.

Pedro Ferreira da Silva Filho, 36 anos, operador de máquinas desempregado, contou que a mulher passou com o clínico geral em agosto e foi encaminhada para o ginecologista para diagnóstico. “Ela conseguiu a consulta só para dezembro. Se for alguma coisa grave, ela morre até lá.”

Grávida de seis meses, a doméstica Adriana da Silva, 29, coleciona problemas com a UBS Caçula. O mais recente se estende há um mês e meio. Ela realizou diversos exames para conseguir entrar no programa de planejamento familiar e realizar laqueadura no momento da cesárea. “Minha gravidez é de risco, porque posso desenvolver eclâmpsia, por isso, não posso mais ter filhos e preciso do procedimento”, explica. 

Porém, os resultados de quatro exames ainda não saíram e ela teme que não dê tempo de solicitar a cirurgia antes do parto. “Quando faço procedimentos na UBS Central, os resultados sempre saem rápido, mas aqui (na Caçula) sempre alegam problemas com o laboratório e demoram para liberar.”

Questionada, a Prefeitura de Ribeirão Pires informou, em nota, que “as consultas com o ginecologista obstetra priorizam as gestantes e casos de urgência”. Para mais informações, a orientação é procurar a equipe da unidade. Em relação aos exames, o município garantiu que a entrega é em até 15 dias.

A EE Di Cavalcanti (Estrada do Caçula, 100) recebe o Diário do Grande ABC nos Bairros amanhã. A ação leva serviços gratuitos de diversas áreas, como saúde, orientação jurídica e veículo do Cidadania Móvel.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;