Economia Titulo
Eletrobrás divulga esta semana regras para sócio de Lightpar
Do Diário do Grande ABC
10/05/1999 | 12:13
Compartilhar notícia


A Eletrobrás deverá divulgar esta semana as regras para a entrada do sócio estratégico da Lightpar na Sociedade de Propósito Específico (SPE), que explorará o negócio de infovias. As regras, uma espécie de edital de venda dos 51% que serao leiloados, definirao de uma vez por todas o papel da Lightpar no polêmico negócio.

A maior expectativa está em torno da remuneraçao fixa que a Eletrobrás irá cobrar da Lightpar pelo uso de seus ativos de transmissao. Até entao, a Eletrobrás divulgou apenas que 80% irao voltar para a empresa, a título de remuneraçao variável.

O ministro das Minas e Energia, Rodolpho Tourinho, já havia adiantado que a Eletrobrás ficaria com o máximo possível da receita obtida com o negócio. Mesmo assim, alguns analistas trabalham com a hipótese de que o percentual fixo nao atinja a quase totalidade dos 20% restantes. Espera-se ainda que as regras tragam a data do leilao.

As regras finais para a entrada do sócio estratégico foram elaboradas, segundo a Eletrobrás, por uma consultoria jurídica. Segundo o ministro, o modelo estrutural iria passar pela aprovaçao dos conselhos e da diretoria das quatro empresas que cederam os ativos de transmissao e pelas agências reguladoras de energia elétrica e de telecomunicaçoes.

Uma cópia das regras deverá ser entregue à Comissao de Valores Mobiliários (CVM) antes da divulgaçao. Enquanto isso, os papéis da Lightpar continuarao suspensos, segundo informou uma fonte. Paralelamente, entra numa segunda etapa o processo da Comissao de Valores Mobiliários (CVM) para investigar se houve indício de inside information na alta expressiva dos papéis em março. O Colegiado da autarquia recebeu na sexta-feira um parecer da equipe técnica encarregada de verificar todos os comitentes. A partir desse parecer, irá determinar a necessidade ou nao de uma investigaçao mais profunda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;