Questão de Emprego Titulo
Etiqueta no WhatsApp
Por Maria Sartori
03/09/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Conheço muitas pessoas que possuem smartphone e pouco utilizam o aparelho para fazer ligações, pois preferem manter comunicação por mensagem de texto. O hábito está se tornando tão comum que pesquisa da Robert Half revelou que 67% dos líderes de TI entrevistados nos Estados Unidos afirmaram que a organização na qual trabalham têm utilizado mensagens instantâneas como meio para coordenar entrevista com candidatos a emprego. A justificativa para a adoção do hábito está na rapidez do contato. Porém, ao se comunicar por WhatsApp com potencial empregador, candidato ou qualquer integrante do seu networking profissional, é preciso atenção a cinco regras:

1 – Confirme se está enviando a mensagem para a pessoa certa
É muito desagradável iniciar conversa por WhatsApp e, após algum tempo, perceber que se conectou à pessoa errada. Dessa forma, procure ter certeza de quem está do outro lado da linha.

2 – Peça permissão
Para quem busca emprego, qualquer forma de comunicação é válida. Mas, ainda assim, é importante que o recrutador envie mensagem inicial apresentando-se e perguntando qual seria a melhor forma de contato. Para o candidato, vale o mesmo alerta. Afinal, há pessoas que possuem número para fins comerciais e outro para assuntos pessoais.

3 – Seja breve
A recomendação é que as comunicações via WhatsApp sejam bastante objetivas, como agendamento de entrevistas ou acompanhamento de status do processo. Para assuntos mais delicados ou detalhados, como oferta de emprego ou negociação salarial, prefira conversas presenciais ou ao telefone.

4 – Respeite o horário comercial
O ideal é respeitar o horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Evite enviar mensagens à noite, muito cedo ou aos fins de semana. Isso demonstra que você respeita os limites entre a vida pessoal e profissional do outro.

5 – Seja formal
Ao redigir o texto, evite usar palavras abreviadas, emojis, gírias ou gifs. Isso porque, seja você candidato ou recrutador, é preciso apresentar ao outro, nesse primeiro momento, seu lado profissional. Se for o caso, deixe para apresentar sua versão mais descontraída quando estiverem com o relacionamento mais estreito e desde que seja confortável para ambos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;