Setecidades Titulo ATÉ 2023
MEC anuncia 108 escolas cívico-militares

Pacote de melhorias para a educação inclui conclusão de 4.000 creches e formação de professores

Das Agências
12/07/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


O MEC (Ministério da Educação) pretende implementar 108 escolas cívico-militares até 2023. Essa é uma das ações previstas no Compromisso Nacional pela Educação Básica, documento apresentado ontem, em Brasília. Ele reúne ações que serão implementadas até o fim do atual governo.

Além das escolas militares, pretende-se dar celeridade à conclusão de pelo menos 4.000 creches até 2022, conectar 6.500 escolas rurais por meio de satélite em banda larga em todos os Estados, e ofertar cursos de ensino a distância para melhorar a formação de professores, até 2020.

O documento foi elaborado pelo MEC em conjunto com Estados e municípios representados pelo Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação).

O plano de ação, segundo o ministro da Educação, Abraham Weintraub, visa dar protagonismo aos Estados e municípios. “As ideias já existiam, precisava transformar a energia potencial em energia cinética”, disse. Segundo ele, o Brasil tem boas iniciativas e recursos que podem ser direcionados para melhorar a educação do País. A intenção, de acordo com o MEC, é tornar o Brasil referência em educação na América Latina até 2030. “Nós, como brasileiros, em essência, somos tão bons quanto qualquer país no mundo.”

Um dos destaques do plano é a implementação de escolas cívico-militares, pauta defendida desde a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PSL). A intenção é implantar o modelo em 27 escolas por ano, uma por unidade da federação – a medida deve atender a 108 mil alunos.

As escolas cívico-militares são instituições com equipe de militares da reserva no papel de tutores. A meta é aumentar a média do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Segundo o MEC, enquanto o índice em colégios militares é 6,99, nos civis é 4,94. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;