Memória Titulo
Um livro de crônicas andreenses e muito mais...

O advogado José Bueno Lima nos apresenta um livro belíssimo, de sua autoria: Um passado sempre presente

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
24/07/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


O advogado José Bueno Lima nos apresenta um livro belíssimo, de sua autoria: Um passado sempre presente. Um livro de crônicas, 152 páginas, que fala de história e memória de Santo André, Grande ABC e do mundo. Acontecimentos vivenciados ou auscultados por este andreense que é bisneto de Dona Gertrudes de Lima, nome de rua central da cidade, e descende do famoso Coronel João Batista de Oliveira Lima, também nome da principal via comercial do coração urbano de Santo André.

As crônicas passam a limpo acontecimentos que vão lá atrás, quando José Bueno Lima era menino, rapazote e já na sua fase adulta. E a prosa está longe de ser um mero instrumento do que ele viveu, mas se agiganta ao colocar no contexto a transformação regional.

"E o alto-falante informava, interrompendo Nelson Gonçalves: ‘Esta música é oferecida ao rapaz de calça rancheiro e camisa xadrez de flanela, com muito carinho, pela mocinha de vestido azul e fita na cabeça, que aceita compromisso... Mas a normalista linda, não pode casar ainda...'" (da crônica A igreja rosa).

"Padaria era a São Paulo, da Rua Joaquim Távora. Lembro-me do tempo da Segunda Guerra Mundial. Fazíamos fila para pegar o pão, naquela época feito de mistura de farinha de trigo com a de milho. E era racionado, assim como o açúcar, o mascavo" (da crônica Não existem mais...).

"A foto, tirada na escadaria da hoje Catedral do Carmo, trata-se de homenagem ao seu Okumura, por receber o título de Cidadão Andreense, pois, naquele ano de 1958, o do cinquentenário da imigração japonesa, ele foi o organizador desse evento" (da crônica Uma foto, oferecia ao amigo Farid Chedid).

Este é o tom do livro de José Bueno Lima. Você começa a ler e não consegue parar. Vale a pena ter um exemplar. Contatos com o autor: jblima37@ig.com.br. Telefones: 4436-1691 (comercial); 9995-0909 (celular).

NAS ONDAS DO RÁDIO
USP FM (93,7). Memória. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

TRIANON AM (740). Quinta Avenida. Hoje: Ray Anthony e banda. As cantoras Dinah Washington e Al Hibbler; amanhã: o jazz de Stan Kenton. E mais: Frank Sinatra e Ernestine Anderson; amanhã: bandas em programas de rádio transmitidos ao vivo em rede norte-americana nos anos 1930 e 1940. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.comercialderadio.com.br e www.quintaavenida.mus.br

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ELDORADO AM (700). Brasil em Todos os Tempos. Eventos que completarão o ano no Brasil, entre os quais Festival da Serra da Cantareira, Festival de Bonito no Mato Grosso do Sul e Festival de Itu. Produção e apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h.

ABC AM (1570). Viagem no Tempo. Da série trilhas na TV, o seriado Ivanhoé; do rádio antigo no Grande ABC, propaganda da Relojoaria Eska. E mais: Trio Esperança e Roberto Carlos. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br

PÉROLA DA SERRA (87,5). Reminiscências. A descrição de personagens que são nomes de ruas em Ribeirão Pires: Santinho Carnavali, ex-prefeito; e Stefam Metzger, o primeiro borracheiro da cidade. Como ilustração, as mais lindas canções do passado. Produção e apresentação: Américo e Lina Del Corto, e a participação de Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões, Pedro Cordeiro e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.

Trabalhadores
Nascem em 24 de julho de...
1898 - João Masson. Natural de Pedreira (SP). Servente de fabricação da Rhodia. Residente à Rua Uruguai, 125.

1909 - Antonio Sabino. Natural de Casa Branca (SP). Ajudante de operador da Fábrica de Ácido São Caetano. Residência: Rua 28 de Julho, 22.

1921 - Antonio Zamboni. Natural de São Paulo, Capital. Sócio nº 104 do Sindicato dos Químicos do ABC. Servente da Rhodia. Residência: Rua Padre Vieira, 476.
Fonte: 1º livro geral de registro do Sindicato dos Químicos do ABC.

NEWS SELLER
Sábado, 24 de julho de 1960

São Caetano - Iniciados grandes festejos. Hoje, show com artistas na Praça Primeiro de Maio.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 24 de julho de 1980

Manchete - CMN (Conselho Monetário Nacional) cria programa para o capital de giro da microempresa

Regional - Trecho do Corredor ABD em Diadema está pronto.

Internacional - Morre o ator britânico Peter Sellers.

Mauá - Prefeitura quer remover barracos da favela do Oratório, que ocupa área do INPS (Previdência Social).

Olimpiadas - Natação dá a primeira medalha de ouro para o Brasil em Moscou: vitória da equipe masculina no revezamento 4x200 metros, formada por Jorge Fernandes, Djan Madruga, Ciro Delgado e Marcus Mattioli.

EM 24 DE JULHO DE...
1970 - Iniciadas obras de urbanização e paisagismo no Centro Cívico de Santo André.

1975 - Com novas atribuições, o Cetesb (Centro) se transforma na Companhia Estadual de Saneamento Básico e Defesa do Meio Ambiente.

MUNICÍPIO PAULISTA
Itatinga. Elevado a município pela lei estadual nº 415 de 24 de julho de 1896, quando se emancipou de Avaré. O nome em tupi significa Pedra Branca.

HOJE
Dia do Motociclista.

SANTOS DO DIA
Antonio Turriani, Cristina, Luísa de Sabóia, Niceta, Sarbélio Makhluf e Ursino.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;