Palavra do Leitor Titulo
Menor custo logístico

Se tudo correr dentro dos prazos anunciados, em março de 2014 estarão concluídas duas...

Por Dgabc
27/02/2013 | 00:00
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Artigo

Se tudo correr dentro dos prazos anunciados, em março de 2014 estarão concluídas duas obras rodoviárias que irão facilitar o acesso ao Porto de Santos, melhorando sobremaneira o trânsito de cargas destinadas à importação e exportação. A primeira obra é o Trecho Leste do Rodoanel, que fará a ligação do Trecho Sul com o Sistema Anchieta-Imigrantes e as rodovias SP-66 (Itaquaquecetuba-São José dos Campos), Ayrton Senna e Dutra, facilitando o acesso ao aeroporto de Guarulhos e ao Vale do Paraíba.

A outra é o novo acesso viário de Cubatão, que prevê minianel de interligação do km 55 da Via Anchieta com as rodovias Cônego Domênico Rangoni e Padre Manuel da Nóbrega. Estas obras incluem a duplicação de trecho de oito quilômetros da Rodovia Cônego Domênico Rangoni entre a Via Anchieta e o Viaduto Cosipão.

A par disso, é de ressaltar que a entrada em funcionamento dos trechos duplicados da via férrea que liga Campinas a Santos pela ALL (América Latina Logística) agilizou a movimentação de cargas ao porto. Quando concluída, a nova estrutura ferroviária, que faz parte do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), vai dobrar o número de trens em circulação na Margem Direita. E deverá tirar pelo menos 1.500 caminhões por dia das estradas, beneficiando especialmente o segmento de açúcar a granel.

Obviamente, todas essas obras são bem-vindas, mas não se sabe se serão suficientes para suportar a demanda que será provocada pela entrada em funcionamento de dois terminais privados: o da Embraport e o da BTP (Brasil Terminal Portuário). Seja como for, o que se espera é que as obras rodoviárias e ferroviárias em fase de conclusão sejam suficientes para suportar a demanda e reduzir em parte o custo da logística no País, que hoje é quatro vezes maior que o dos Estados Unidos ou da Argentina. Essa redução pode ser ainda mais acentuada se o governo admitir reduzir o pedágio no modal rodoviário. Afinal, a tarifa paga hoje embute, em média, 20% de impostos, o que encarece o custo logístico.

Mauro Lourenço Dias é engenheiro eletrônico, vice-presidente da Fiorde Logística Internacional, de São Paulo-SP, e professor de pós-graduação em Transportes e Logística no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Campinas.

Palavra do leitor

Cyrillo Pelosini

É uma vergonha a condição da Rua Cyrillo Pelosini, no Royal Park, em São Bernardo, após as chuvas. Os moradores ficam ilhados e como a rua é revestida de cascalho, enormes crateras são abertas, o que torna inacessível o braço da represa que ali se encontra. Essas pedras vão parar na represa e acabam prejudicando a pesca e outras atividades. Peço que a Prefeitura resolva, de vez, o problema dessa rua.

Daniel Baldini

São Bernardo

Sinfônica

Estão de parabéns a Prefeitura de Santo André, através da Secretaria de Cultura; Diário, pelo apoio; e o maestro Carlos Moreno, pela realização do Concerto de Verão no fim de semana no Teatro Municipal. Comemorando seus 25 anos de fundação com direito a justa e emocionada homenagem ao seu fundador, o ex-secretário Durval Daniel. A orquestra deu show de virtuosismo e cultura, tocando repertório que mexeu com o sentimento do público que lotou o teatro. O maestro Moreno demonstrou mais uma vez por que é um dos maiores do País, por sua simpatia e genialidade. Solista convidado, que tocou viola caipira acompanhado pela orquestra, Neymar Dias mostrou como pode um instrumento normalmente associado à música caipira fazer parte integrante de orquestra com tanta beleza. A população ganhou um presente e espero que se repita muitas vezes, enaltecendo o nome da cidade e trazendo cultura aos andreenses. Parabéns e obrigado.

Antônio A. Macedo

Santo André

Bairro Bangu

Solicito posição do DST de Santo André com relação às ruas Frei Caneca e Abolição, no bairro Bangu, em Santo André. Estamos com sérios problemas devido aos estudantes da UFABC não mais poderem estacionar na Rua Abolição, pois sem nenhuma explicação a via está com cavaletes do DST impedindo que os carros parem no entorno da UFABC. E quem sofre com isso somos nós, moradores, pois temos que suportar veículos nos dois lados da via, onde transitam ônibus, caminhões, carros etc. Por que a Rua Abolição, mão única também, teve o estacionamento proibido num sentido sendo que temos casas somente num lado da rua? A Rua Frei Caneca é estreita e curta. Mão única para quem desce até a Abolição. Tendo bem no encontro das duas ruas a entrada da UFABC, ninguém aguenta nos horários de pico! Por favor, alguma coisa tem de ser feita.

Arlete Garbin

Santo André

Resposta

Com relação à carta do leitor Mancha Gomes Sinalização, dia 21), a concessionária SPMar esclarece que o Trecho Sul do Rodoanel é via de ligação entre rodovias, por isso, as placas que indicam suas saídas têm informações apenas das rodovias e cidades mais próximas. Não existe nenhuma interligação entre o Rodoanel e os bairros mencionados, o que torna desnecessária qualquer placa de sinalização referente a isso. Caso o motorista necessite ir do Rodoanel para um desses bairros, deverá pegar a saída da Rodovia dos Imigrantes ou Anchieta, que estão devidamente sinalizadas. Diferentemente do mencionado, no pedágio do Trecho Sul do Rodoanel a cobrança só foi liberada em agosto de 2011, após realizado intenso investimento na rodovia, com a conclusão das obras de melhorias previstas no Programa Intensivo Inicial

Artesp

Boa Esporte

Inacreditável essa notícia de que o Boa Esporte está interessado na contratação do goleiro Bruno, caso ele seja absolvido no julgamento pelo assassinato de Eliza Samúdio. Deveria, também, oferecer trabalho para o Macarrão, como roupeiro, e para o Bola, como bola de futebol. Para completar, não esquecer de chamar o ET de Varginha, terra do Boa Esporte, para técnico da equipe,

Ronaldo Gomes Ferraz

Rio de Janeiro




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