Política Titulo Alvo
Sto.André apura contrato da Craisa com DB após denúncia

Nome da empresa de estacionamento aparece em lista de suposto Mensalinho na gestão do PT

Raphael Rocha
do dgabc.com.br
01/02/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O governo do prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), tem analisado mais profundamente o processo de contratação e o acordo firmado com a DB Estacionamentos, que administra, desde 2013, o controle de acesso da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André).

O pente-fino interno foi estipulado depois de o Diário mostrar, no mês passado, que o nome da empresa estava em planilha atribuída ao ex-secretário Arlindo José de Lima (PT, Governo), homem forte da administração de Carlos Grana (PT). O Ministério Público investiga denúncia de que Arlindo seria responsável por suposto pagamento de Mensalinho a vereadores com recursos de fornecedoras do Paço.

A Promotoria de Santo André, juntamente com o Dise (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes), apuram outra denúncia contra Arlindo: a de que ele seria sócio oculto da DB e que fez uso de ‘laranja’ no comando da empresa. Responsável por adjudicar contratos durante a administração de Grana, Arlindo não poderia, pela LOM (Lei Orgânica do Município), ser proprietário de companhia com contrato com o Executivo andreense. O petista nega todas as acusações e afirma ser vítima de extorsão.

O Diário apurou junto a fontes do alto escalão que a análise do contrato com a DB tem como objetivo saber se houve fraude no processo de contratação e se algum agente público poderia ter se beneficiado de eventual esquema no caso.

Em 2017, o Diário mostrou que a DB Estacionamentos descumpria itens do acordo firmado e burlava o sistema de prestação de contas. Enquanto o contrato era claro no que diz respeito à transmissão on-line de informações de recursos provenientes da exploração do estacionamento, a terceirizada informava os valores sem um sistema informatizado.

Por nota, a Craisa – dirigida por Reinaldo Messias, indicação direta do deputado federal Alex Manente (PPS) – informou que, em 2017, promoveu auditoria depois das denúncias do Diário. “Após visitar o local e feita a verificação e constatação, a equipe técnica da Prefeitura julgou que o sistema utilizado para aferir a arrecadação atende de forma bastante eficiente o seu propósito, que é apresentar os dados de funcionamento e gestão de acesso e arrecadação do estacionamento da sede da Craisa. Ressaltando também que o sistema atende de forma completa o item 4.6 da cláusula quarta do contrato de concessão onerosa número 001/13, que disciplina o seu funcionamento.”

“Informamos ainda que a rescisão do contrato firmado pode ocorrer somente em razão do não cumprimento do mesmo. A administração não tem conhecimento de nenhum processo, inquérito ou ordem judicial a respeito deste assunto”, emendou a autarquia. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;